No Rio, Bolsonaro defende empresários investigados pelo STF

Em Copacabana, presidente afirma que “esquerdistas têm a cabeça vazia” 


Vixe d-flex me-2
tlndesign 07/09/2022 17:48 Política

No Rio de Janeiro, em seu segundo discurso do dia, o presidente Jair Bolsonaro (PL) chamou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de “quadrilheiro” e disse que ele deve ser “extirpado da vida pública”. Em discurso para apoiadores em Copacabana, Bolsonaro ainda defendeu empresários investigados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e voltou a dizer que, caso reeleito, “todos terão de agir dentro das quatro linhas da Constituição”.

Ao citar Lula de forma indireta, Bolsonaro o relacionou a ditaduras de esquerda da América Latina, como Venezuela, Cuba e Nicarágua. “O que todos esses chefes de Estado têm em comum? São amigos do quadrilheiro de nove dedos que disputa a eleição no Brasil. Esse tipo de gente tem de ser extirpado da vida pública”, afirmou, em referência ao petista.

Ainda em discurso a apoiadores, o presidente também disse que esquerdistas têm a cabeça vazia, mas que ele governa para os 215 milhões de brasileiros. Em seguida, afirmou que o “conhecimento libertará” e “fará ganharmos altura”. A menos de um mês da eleição, o presidente está estacionado nas pesquisas de voto e perde em todos os cenários de segundo turno.

Repetindo o discurso realizado na manhã desta quarta, em Brasília, o presidente afirmou também no Rio que, se reeleito, todos terão de jogar dentro das quatro linhas da Constituição. Bolsonaro não mencionou o nome de nenhum ministro do Supremo nem comentou as vaias direcionadas à Corte.

Bolsonaro chegou à cerimônia em comemoração ao Bicentenário da Independência na capital fluminense por volta das 15h depois de participar de uma motociata pelas ruas da cidade, mas apenas acompanhou as festividades pelo Bicentenário da Independência do palco oficial. O discurso foi feito de um caminhão de som ao lado de apoiadores.

Brasília

Pela manhã, em Brasília, o presidente acompanhou o desfile cívico-militar e, em seguida, discursou para apoiadores na Esplanada dos Ministérios. As falas seguiram os motes da campanha à reeleição e, desta vez, contiveram ataques velados ao Supremo Tribunal Federal. “A voz do povo é a voz de Deus”, disse Bolsonaro enquanto a multidão de apoiadores vaiava a Suprema Corte brasileira.

“Hoje todos sabem que é o Poder Executivo, a Câmara dos Deputados, o Senado Federal. Todos sabem o que é o Supremo Tribunal Federal”, disse ele. “Todos nós mudamos. Todos nós nos aperfeiçoamos e podemos ser melhores no futuro.”

“Com a reeleição, traremos para as quatro linhas todos os que ousam ficar fora delas”, disse o presidente da República, que, no entanto, evitou atacar frontalmente a Corte e os ministros. Durante o breve discurso, Bolsonaro também repetiu bordões, como a suposta luta do bem contra o mal e pediu a seus apoiadores que busquem votos. “Vamos convencer aqueles que pensam diferente de nós”, disse.

Bolsonaro também fez críticas ao PT, afirmando que o partido quase quebrou o País nos quase 14 anos que comandou a Presidência e, mais uma vez, apelou a termos machistas para se dirigir às mulheres. Ao usar a própria esposa, Michelle Bolsonaro, de forma eleitoreira, o presidente correu o risco de reforçar o rechaço entre as mulheres, justamente o segmento que, no diagnóstico de seu próprio comitê, impede que a campanha deslanche. Apelou a estereótipos machistas, como a busca de uma “princesa” para o casamento, e de masculinidade, regendo os gritos de “imbrochável”.

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional