“Não existem dois Brasis. Somos um único povo”, diz Lula em seu primeiro discurso como presidente eleito
Petista se pronunciou no Hotel Intercontinental, em São Paulo
Em seu primeiro pronunciamento como presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que vai trabalhar pela harmonia da sociedade e entre os Poderes, respeitar a Constituição e governar para todos. Ele discursou no Hotel Intercontinental, em São Paulo, mesmo local onde se pronunciou após se eleger há 20 anos.
Lula e seu vice, Geraldo Alckmin (PSB) chegaram ao auditório do hotel acompanhados por suas respectivas esposas, Janja e Lu Alckmin, além das senadoras Simone Tebet (MDB) e Eliziane Gama (Cidadania-MA), e a ex-presidente Dilma Rousseff.
O petista agradeceu aos companheiros que estavam ao seu lado, destacando aqueles com quem uniu forças no 2º turno das eleições, como Simone Tebet, candidata à presidência no 1º turno.
O presidente eleito também agradeceu a todos que votaram para ele, inclusive os apoiadores do seu adversário, e disse considerar que viveu “um processo de ressurreição na política brasileira”.
“Esta não é uma vitória minha, nem do PT, nem dos partidos que me apoiaram na campanha. Mas de um imenso movimento democrático que se formou acima dos partidos políticos, dos interesses pessoais e das ideologias para que a democracia saísse vencedora”, pontuou.
Lula também falou em restabelecer uma relação harmoniosa com os demais Poderes, retomando o diálogo com o Legislativo e o Judiciário, além de respeitar a Constituição. “Ninguém está acima dela”, disse.
Ele adotou um tom pacificador durante a sua fala, afirmando que esse é o momento de estreitar laços e reunir o país, que ficou dividido.
“A partir de 1º de janeiro de 2023, vou governar para 215 milhões de brasileiros e brasileiras e não apenas para aqueles que votaram em mim. Não existem dois Brasis, somos apenas um único povo, uma nação. É hora de reunir de novo as famílias, refazer os laços de amizade rompidos pela propagação criminosa do ódio. A ninguém interessa viver num país em permanente estado de guerra”, afirmou o presidente eleito, destacando que a Bandeira do Brasil pertence a todo o povo.
“O novo Brasil que iremos construir não interessa apenas ao povo brasileiro, mas a todas as pessoas que trabalham pela paz, a solidariedade e a fraternidade em qualquer parte do mundo”, disse Lula.
“Convido a cada brasileiro, independentemente de quem votou nessa eleição, vamos juntos pelo Brasil. Sei a magnitude da missão que a história me revelou e sei que não poderei cumpri-la sozinho”, pontuou.
Listando as bandeiras que pretende defender no seu governo, Lula afirmou que fará a roda da economia voltar a girar, que vai recuperar a credibilidade do Brasil entre os outros países e que vai “enfrentar sem tréguas o racismo e a discriminação”, mas que a sua urgência será acabar com a fome.
“Hoje estamos dizendo ao mundo que o Brasil está de volta, que o Brasil é grande demais para ser relegado ao triste papel de pária do mundo”, disse.
Dentre as suas promessas está “reindustrializar” o Brasil, investir na economia verde e digital, exportar inteligência e conhecimento e lutar por uma nova governança global com tentativa de reforma do Conselho de Segurança na ONU, com mais países. Ele também pontuou que terá uma agenda climática com líderes estrangeiros, lutando pelo desmatamento zero da Amazônia. “O Brasil e o Planeta precisam de uma Amazônia viva”, afirmou.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional