Ministério Público do Trabalho já registrou 1.112 denúncias de assédio eleitoral no país; veja ranking
Minas Gerais lidera o ranking, com 295 casos; Bahia possui nove registros
O Ministério Público do Trabalho (MPT) divulgou, nesta sexta-feira (21), que já contabiliza 1.112 denúncias de assédio eleitoral do país, a nove dias do segundo turno das eleições. Minas Gerais é o estado com o maior número de registros, com 295, seguido pelo Paraná (123) e Santa Catarina (113). A Bahia, por sua vez, possui nove registros.
Nesta sexta, representantes do MPT, do Ministério Público Federal (MPT) e do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) se reuniram com sindicatos de trabalhadores para discutir o assunto.
“A liberdade do eleitor é uma conquista que a gente imaginava que só evoluiria, e nós estamos assistindo nos últimos dias a uma involução, a volta de alguns meios de captação de votos que marcaram o tempo do coronelismo (…) Agora, a gente vê uma nova versão: essa mesma forma de coação pela possibilidade de fechamento de empresas, perda de trabalho, em alguns casos até com promessas de vantagens no âmbito da relação de trabalho”, afirmou o promotor de Justiça e coordenador eleitoral do MPMG, Edson de Resende Castro.
Segundo o promotor, o assédio eleitoral, quando disseminado, pode colocar a democracia em risco. “Democracia não é só um discurso constitucional, não é só dizer que todos têm direito de votar, não é só garantir que as pessoas se dirijam até a urna eletrônica (…) Tão importante quanto isso é que esse eleitor vote com sua consciência, que ele forme sua decisão, que tome as suas escolhas a partir das suas percepções, a partir dos seus valores, e não de percepções de terceiros”, disse.
Assédio eleitoral é qualquer coação, intimidação, ameaça, humilhação ou constrangimento com o objetivo de influenciar ou manipular o voto de trabalhadores.
Em Minas Gerais, local com maior número de denúncias, há relatos, por exemplo, de empresas que exigem que empregados vistam camisa de determinado candidato e de ameaças de dispensa caso o funcionário não vote no candidato do empregador.
O Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais, que representa os docentes da rede particular, tem recebido diversas denúncias de assédio eleitoral nas escolas. A prática tem sido feita não apenas pela direção das instituições, mas também por pais de alunos.
“Nós temos recebido várias denúncias de professores que têm sofrido assédio eleitoral durante o período do café, durante as reuniões pedagógicas, e agora, no segundo turno, a questão se agravou. Os professores têm recebido informações de que, se não votarem no candidato que a escola está recomendando, a escola vai fechar e os professores serão demitidos”, disse a presidente do sindicato, Valéria Morato.
De acordo com a procuradora do MPT Elaine Nassif, as denúncias também têm apontado para o envolvimento de prefeitos de municípios mineiros nas práticas de assédio eleitoral.
“A gente está muito assustado com o fato de isso estar acontecendo de forma massiva e muito normalizada, as pessoas achando que isso é normal. Isso não é normal, isso é absolutamente aviltoso do ponto de vista da dignidade, porque é uma pessoa covardemente utilizando de uma vantagem que ela tem em relação à outra para subjugar a outra ao seu desejo de eleger esse ou aquele candidato”, pontuou.
O procurador do trabalho Fabrício Pena destaca a importância da denúncia. O sigilo dos dados do denunciante é garantido. Segundo ele, é importante apresentar a situação de forma detalhada e com elementos de prova, como vídeos, áudios e prints.
O empregador que praticar assédio eleitoral pode ser penalizado nas esferas trabalhista e criminal. A pena pode chegar a quatro anos de reclusão.
“O voto é secreto, o voto é inalienável. Ele deve expressar a vontade política que deve ser própria, conforme sua liberdade de convicção, e não de terceiros, por influências e por pressões. Então, a mensagem é não se curvar, não se dobrar não só às coações, mas também não ceder às promessas de vantagens”, afirmou o procurador.
Veja ranking com o número de denúncias por estado:
– Minas Gerais: 295
– Paraná: 123
– Santa Catarina: 113
– São Paulo: 91
– Rio Grande do Sul: 85
– Paraíba: 40
– Tocantins: 38
– Mato Grosso: 37
– Rio de Janeiro: 37
– Alagoas: 36
– Goiás: 35
– Espírito Santo: 24
– Distrito Federal: 22
– Rio Grande do Norte: 21
– Pernambuco: 20
– Ceará: 19
– Piauí: 18
– Sergipe: 16
– Pará: 14
– Bahia: 9
– Maranhão: 8
– Mato Grosso do Sul: 7
– Acre: 1
– Amapá: 1
– Amazonas: 1
– Rondônia: 1
– Roraima: 0
*Dados foram divulgados até as 19h45 desta sexta-feira e podem ser atualizados pelo MPT.
*Com informações do G1
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional