“Lutei 20 anos para ter um mandato e não morrerei sem lavar a alma”, diz Carlos Sodré ao receber Comenda 2 de Julho
Homenageado é o advogado, jornalista, político, escritor e cônsul da Costa do Marfim
“A Assembleia que eu tanto lutei para ter um mandato durante 20 anos e me impediram, me faz justiça hoje, me concedendo essa honraria, exatamente para me dar alegria, ainda que seja pela primeira e última vez, então não morrerei sem lavar a alma”, celebrou o advogado, jornalista, político, escritor e cônsul da Costa do Marfim, Carlos Eduardo Sodré, que foi condecorado na manhã desta sexta-feira (6), com a Comenda 2 de Julho, a mais alta honraria da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
De acordo com Sodré, a homenagem foi um momento extraordinário em sua vida. Segundo ele, é motivo de muita alegria ver que uma caminhada tão longa quanto a dele, com 60 anos de serviço público, e até mais tempo na vida pública e política, foi reconhecida.
A sessão solene foi conduzida pelo presidente da ALBA, o deputado Adolfo Menezes (PSD). A homenagem foi proposta pelo deputado Roberto Carlos (PDT), que justificou o ato em discurso durante a sessão. “Homenagear o Dr. Carlos Eduardo Sodré traduz um ato de justiça a alguém que, por suas qualidades pessoais, profissionais e de homem público, além de sua cultura e competência reconhecida, ostenta uma folha de relevantes serviços prestados ao nosso Estado”, afirmou Roberto Carlos.
Segundo o deputado, Carlos Eduardo Sodré exerceu, com “indiscutível integridade e grande dedicação”, diversos cargos no Estado e na municipalidade, além do cargo de procurador federal, “sem falar na participação em vários conselhos estaduais e federais”. No plano diplomático, ele citou a função de cônsul da Costa do Marfim na Bahia, que Carlos Sodré exerce por designação do presidente do país africano.
Na oportunidade, autoridades civis e militares da Bahia e de outros estados, notadamente do campo jurídico, representantes de diversos órgãos de Estado, lotaram o plenário da Assembleia Legislativa para prestigiar a homenagem.
Entre as autoridades presentes na sessão estavam o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Nilson Soares Castelo Branco; o secretário de Segurança Pública (SSP-BA), Ricardo Mandarino; o presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGBH), Joaci Góes; a presidente da OAB-Bahia, Daniela Lima de Andrade Borges; entre outras.
Durante a sessão, um vídeo transmitido também reiterou a homenagem à Carlos Eduardo Sodré. O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, também destacou a longa trajetória do homenageado no Direito e também como homem público. “Amigo de longa data, Carlos Eduardo Sodré é homem de devotado, de reconhecido espírito público, correto, decente”, elogiou o magistrado aposentado.
No vídeo, Ayres Britto aproveitou para fazer um alerta contra os ataques à democracia. “A democracia não atravessa os seus melhores dias. Não existe o cargo de supremo presidente da República. A democracia não tem vocação para o suicídio, para o haraquiri. Ela não pode se dispor a seu próprio funeral. A democracia tem que reagir”, conclamou Britto.
Por fim, ao agradecer a homenagem, Carlos Eduardo Sodré lembrou da sua infância e juventude em Itapé, cidade localizada no Sul da Bahia, e agradeceu à Assembleia Legislativa. Ao se dirigir aos deputados, Sodré pediu para que eles mantenham “esta Casa permanentemente – acima de tudo – sempre com o foco prioritário na defesa do povo, na linha do que asseverou o eminente ministro Carlos Ayres Brito, em bela e lapidar síntese, como fruto de sua genialidade, a expressão que avulta do espírito democrático que embasa a nossa Constituição Federal, inexcedivelmente mais pétrea que todas as outras suas disposições, assim plasmada: ‘Onde povo não é tudo, o povo não é nada'”.
Já ao final da solenidade, o presidente da Assembleia, Adolfo Menezes, voltou a criticar os avanços sobre a institucionalidade brasileira, perpetrados pelo presidente Jair Bolsonaro. Defendeu o voto popular como ‘única arma’ para o retorno da democracia e prometeu reação aos ataques à Constituição Federal.
“Neste momento em que o presidente da República golpeia a todo o instante a Constituição Federal e o Estado Democrático de Direito, colocar no peito de Carlos Eduardo Sodré a Comenda 2 de Julho, cônsul, militante político e advogado de grande escol, é também o nosso recado: resistiremos e não retroagiremos”, prometeu.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional