Lula vem à Bahia nesta quinta-feira para impulsionar candidatura de Jerônimo Rodrigues
Evento contará com as presenças de nomes como Geraldo Júnior (candidato a vice na chapa), Otto Alencar, Jaques Wagner e Rui Costa
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca nesta quinta-feira (31), em Salvador, com a missão de alavancar a pré-candidatura do secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues, escolhido pelo governador Rui Costa (PT) para disputar sua sucessão ao Governo do Estado.
O evento de lançamento da chapa na Bahia será realizado no Wet, localizado na Avenida Paralela, em Salvador, a partir das 14h. A composição que será anunciada ficará da seguinte forma: Jerônimo Rodrigues (PT, candidato ao governo); Geraldo Júnior (MDB, candidato a vice-governador) e Otto Alencar (PSD, candidato ao Senado).
O evento contará com a presença do governador Rui Costa, do senador Jaques Wagner e da presidenta do PT, Gleisi Hoffmann.
Aposta na força de Lula
Neste ano, o plano A do PT para a sucessão ao governo era o senador Jaques Wagner, que desistiu da disputa em fevereiro. O plano B foi o senador Otto Alencar, que também declinou da missão. Só então Jerônimo Rodrigues foi escolhido candidato a governador.
Com 56 anos, o secretário de Educação nunca disputou cargos eletivos. A escolha do nome aconteceu em meio a uma série de atritos internos na base aliada do governador Rui Costa (PT) que resultaram no rompimento do PP do vice-governador João Leão, um dos principais aliados do governo desde 2009.
Jerônimo tem uma trajetória política ligada à universidade, aos movimentos sociais e à burocracia do governo. Com formação em agronomia, ele é professor da Universidade Estadual de Feira de Santana e foi secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Agrário no governo Dilma Rousseff (PT).
O principal desafio dele nos próximos meses será se tornar conhecido. Pesquisas internas apontam que cerca de 85% dos eleitores baianos não conhecem o pré-candidato a governador do PT.
Como uma das movimentações para fortalecer o pré-candidato petista, na quarta-feira (30), Rui Costa confirmou a escolha do presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Jr (MDB), como vice na chapa encabeçada por Jerônimo, para disputar a sucessão estadual. A ação sela o retorno do MDB à base do PT.
Além do apoio de Rui, a grande aposta é a força de Lula. Para se ter uma ideia, as intenções de voto em Jerônimo crescem apenas quando o seu nome é associado ao do ex-presidente e como em uma via de mão dupla, o desempenho do secretário nas urnas também é crucial para alavancar a votação do ex-presidente na Bahia, quarto maior colégio eleitoral do país e fundamental para que o petista abra uma vantagem de votos para compensar possíveis revezes em outros estados.
Desafio
O desafio dos próximos seis meses será consolidar o nome do petista como candidato ao governo com a força do ex-presidente Lula e do grupo político que governa a Bahia há 15 anos.
O ato de hoje com Lula será crucial para dar uma demonstração de unidade. São esperadas 3 mil pessoas para o evento de lançamento da pré-candidatura em uma casa de shows de Salvador, incluindo caravanas de eleitores que virão de cidades do interior.
Nas urnas, ele terá como desafio enfrentar o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil), cujo grupo político aposta todas as fichas para retomar o governo baiano após quatro mandatos do PT. Também deve concorrer ao cargo o ministro da Cidadania, João Roma (PL).
A aliança do PT com o MDB é vista como importante para mitigar a perda de aliados que migraram para a candidatura de ACM Neto.
*Com informações da Folha
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional