Lula compara atos bolsonaristas do 7 de Setembro a “reunião da Ku Klux Klan”
Entorno do ex-presidente avalia que o atual mandatário falou apenas para sua “bolha” de apoiadores fieis
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à Presidência da República, afirmou nesta quinta-feira (8), em comício em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, que os atos bolsonaristas do 7 de Setembro pareciam “uma reunião da Ku Klux Klan”, grupo dos Estados Unidos que prega a supremacia racial.
“[Bolsonaro] roubou o direito do povo brasileiro de comemorar o dia da Independência. Fez de uma festa do país, uma festa pessoal. O ato do Bolsonaro parecia uma reunião da Ku Klux Klan. Só faltou o capuz. Não tinha negro, pardo, pobre, trabalhador”, afirmou Lula.
O petista endureceu as críticas contra o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e as medidas tomadas durante seus quatro anos de mandato. Lula voltou a prometer a manutenção do auxilio de R$ 600, a partir de janeiro de 2023, e disse que pretende aumentar o salário mínimo todos os anos, de acordo com o crescimento da economia.
“A partir de janeiro, o salário mínimo vai aumentar todo ano de acordo com o crescimento da nossa economia. Aumentar o salário mínimo é aumentar o direito das pessoas comerem”, ressaltou.
Ao lado de lideranças femininas do PT, como a ex-presidente Dilma Rousseff, a presidente nacional da legenda, Gleisi Hoffman e a deputada Benedita da Silva, que coordena um grupo voltado aos evangélicos do partido, Lula e seus aliados defenderam o voto no PT ainda no primeiro turno.
“Tiro no pé”
Um dia após os atos de 7 de Setembro, o entorno do ex-presidente Lula avaliou que as manifestações bolsonaristas podem ter sido um “tiro no pé”. Para pessoas próximas ao candidato, parte do eleitorado de Centro, que tem aversão ao PT, não avaliou positivamente o uso do Bicentenário da Independência como palanque.
Membros da campanha petista consideram que Jair Bolsonaro falou apenas para sua “bolha”, formada por apoiadores fiéis. Não há ainda pesquisas eleitorais que indiquem o impacto da data para a campanha eleitoral.
Após os desfiles oficiais em Brasília e no Rio de Janeiro, o presidente discursou em estruturas montadas por apoiadores. Sobre as manifestações em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, alguns petistas encararam como natural a presença de um grande público.
Para interlocutores do partido, os apoiadores de Bolsonaro são bem organizados nesses locais. “Não assustou. O que assustou foi o uso da máquina para interesses políticos e eleitorais”, afirmou um petista.
Na quarta-feira (7), Lula não teve agendas públicas e usou o dia para gravar programas eleitorais. De uma produtora de vídeo, ele acompanhou parte das repercussões dos atos. A campanha já anunciou que deve fazer uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O vídeo divulgado pelo ex-presidente sobre o 7 de Setembro foi considerado uma resposta política “suficiente”, e a expectativa é que o candidato só fale sobre o assunto se for questionado.
No pronunciamento divulgado nas redes sociais, Lula cobrou explicações de Bolsonaro sobre os imóveis que a família do presidente teria comprado em dinheiro em espécie.
* Com informações da CNN Brasil
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional