Lula chega à Bahia para fortalecer o projeto do PT em 2022
Petista é o pré-candidato às eleições para presidente da República
A caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca nesta quarta-feira (25), em Salvador, onde ficará dois dias cumprindo uma agenda de encontros, para fortalecer o partido na capital e no interior.
Antes da Bahia, o pré-candidato à Presidência da República já tinha ido a Pernambuco, Piauí, Maranhão, Ceará e Rio Grande do Norte.
De acordo com o comando do partido, a caravana petista vai seguir todos os protocolos de segurança sanitários e sem aglomeração devido à pandemia.
Lula desembarca em Salvador ainda pela manhã e às 16h segue para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), onde se encontra com o PT e movimentos sociais na atividade “Combater a Fome e Reconstruir o Brasil”.
Ele vai dialogar com movimentos sociais e organizações populares do campo e da cidade, como agricultores familiares, trabalhadores sem-terra, mas também com as juventudes, indígenas, servidores públicos e líderes sindicais.
“A visita do Lula é um ato de grande importância. Primeiro pelo momento político que a gente vive, ele é a esperança de dias melhores para o Brasil. Ele representa um ato de resistência contra o genocídio, combate à fome, falta de vacinas”, destaca o secretário de Assuntos Institucionais do PT-BA, Filipe Almada.
“Lula une o Brasil e sua passagem pela Bahia é mais um exemplo dessa sua capacidade. Ele vai dialogar com vários setores da sociedade, pautando a tolerância e o respeito à diversidade como um valor fundamental para a democracia”, destacou o presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares.
“Lula vem tomar um banho de baianidade e segue dando esperança ao Brasil”, completou.
Nesse mergulho, o ex-presidente visitará as policlínicas construídas pelo governo do PT na Bahia. Na manhã da quinta-feira (26), o petista visitará a Policlínica de Salvador, em Narandiba, onde fará uma coletiva com a imprensa.
Na agenda, Lula também terá encontros com deputados, senadores e dirigentes partidários de um amplo leque de legendas. O presidente se reunirá com presidentes do PT, PSD, PP, PSB, PCdoB, Podemos e Avante, no Hotel da Bahia.
À tarde, às 16 horas, o encontro será com os movimentos negros da Bahia, na Senzala do Barro Preto, sede do Ilê Aiyê, Liberdade, onde se encontrará com os blocos afros, intelectuais e grandes expressões culturais da luta antirracista e com lideranças de diversas religiões: padres católicos, pastores evangélicos e das religiões de matrizes africanas.
Fora da agenda oficial, está previsto um jantar com Rui Costa e Jaques Wagner no Palácio de Ondina, com a participação do senador Otto Alencar (PSD-BA) e o vice-governador João Leão (PP).
Nos bastidores, comenta-se que a intenção é sacramentar a aliança local com apoio a Lula no momento em que o PP tem se aproximado nacionalmente do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Três pesquisas realizadas pelo Instituto Paraná Pesquisas, divulgadas neste ano, mostram que Lula perdeu terreno eleitoral na Bahia, mas a tendência é que o petista consiga recuperar pelo menos uma parte quando começar a campanha política.
No levantamento mais recente, o ex-presidente registrou 47,1% contra 23,7% do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), nas intenções de votos. Esta última análise foi publicada na semana passada. Em todas as pesquisas, a margem de erro é de 2% para mais ou para menos.
As consultadas demonstram um crescimento do ex-presidente, mas muito abaixo do desempenho eleitoral obtido na eleição da reeleição de 2006.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional