Livro revela: Por traição, Marisa cogitou se divorciar de Lula

Ex-presidente já teria mandado policiais expulsarem uma família de sem-teto de um imóvel desocupado, segundo jornalista Camilo Vannuchi


Vixe d-flex me-2
redacao 08/02/2020 17:08 Política

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva teria mandado policiais expulsarem uma família de sem teto num imóvel desocupado em 1975. Isso é o que revela a biografia “Marisa Letícia Lula da Silva”, escrita pelo jornalista Camilo Vannuchi, que aborda a vida da esposa do ex-presidente petista – morta aos 66 anos, vítima de um AVC.

A casa citada no livro havia sido comprada por Lula, ainda sindicalista. Quando ele e Marisa se mudaram para a residência, descobriram uma família ocupando o lugar. “Porra, tanto imóvel vazio por aí, tanto prédio desocupado, e os caras tinham que entrar justamente na minha casa?”, disse Lula, segundo Camilo Vannuchi. “Você tá na única casa que eu tenho. E eu tenho que mudar para cá”, disse Lula, segundo o livro.

A resposta do sem-teto foi que eles não arredariam pé dali. A solução encontrada pelo então sindicalista foi chamar um cunhado, policial militar, para dar jeito na situação. O policial, por sua vez, recorreu a um sargento, seu superior, que se ofereceu para “dar um susto” nos sem-teto – entre eles havia uma mulher grávida. Lula topou, contanto que não houvesse violência, segundo a biografia.

A publicação, de acordo com o jornal Folha de S. Paulo, ainda revela uma série de episódios controversos da vida do casal, como notícias de adultérios que teriam sido cometidos por Lula. O primeiro, com a enfermeira Miriam Cordeiro. Recém-casado com Marisa, Lula teve uma relação extraconjugal que resultou no nascimento da filha Lurian.

O jornalista conta ainda que o petista já se relacionava com Miriam havia tempo, mas teria parado de visitar a enfermeira depois de assumir o relacionamento com Marisa. Um dia, porém, após encontrar Miriam na casa de sua irmã Maria, Lula deu uma carona para a enfermeira. Foi quando engravidou Miriam.

Camilo descreve Marisa como uma mulher atormentada pelo ciúme, sempre desconfiada da traição do marido. Ainda no início do casamento ela suspeitou de um disco de Raul Seixas que Lula havia levado para casa. O marido dizia que havia emprestado de um amigo chamado Devanir. Ela não acreditou.

“Num acesso de fúria, Marisa pegou e quebrou o disco. Ao longo de semanas, Lula ficou quieto, envergonhado. Não tinha coragem de contar a verdade pro Devanir”, relata o jornalista. Em outra ocasião, ela se irritou ao ver uma foto de Lula no jornal “Folha de S. Paulo” sendo beijado por uma militante.

Camilo diz que conforme Lula cresceu no noticiário político, aumentou a desconfiança. “Uma vez, preocupada com a demora do marido, Marisa colocou os filhos para dormir e se sentou ao lado do telefone”, diz o jornalista. “Passava das duas da madrugada quando Lula chegou, de carona com uma jovem”.

O livro também revela que a esposa de Lula acreditava que o marido a traia com uma funcionária da Presidência da República chamada Rosemary Noronha. Em 2012, uma operação da Polícia Federal apontou que Noronha havia se aproveitado do cargo para fazer negócios particulares. A denúncia também ventilava a hipótese de ela ser amante do petista.

O autor não entrevistou Marisa. O projeto já havia sido apresentado a ela, mas antes da primeira entrevista Marisa sofreu um acidente vascular cerebral e morreu aos 66 anos. O jornalista, porém, conversou com Lula, seus filhos e uma centena de outras pessoas.

MARISA LETÍCIA LULA DA SILVA
Autor: Camilo Vannuchi
Editora: Alameda
Quanto: R$ 68 (405 págs.)

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional