Jerônimo Rodrigues repudia ataque à liberdade de expressão na UEFS
Candidato divulgou carta de solidariedade e apoio à universidade: “lamentável convivermos ainda com este tipo de conduta, que remete ao autoritarismo”
O candidato a governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), publicou uma carta de solidariedade e apoio à Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), alvo, na última segunda-feira (17), de um ataque à liberdade de expressão.
O texto relembra o episódio, quando “dois indivíduos adentraram a secretaria do Gabinete da Reitoria constrangendo servidores, enquanto faziam questionamentos sobre uma faixa com a frase ‘Fora Bolsonaro’, de autoria da Associação dos Docentes da UEFS”. A faixa estava colocada em sua área de convivência da universidade. “Manifesto meu repúdio a este ataque covarde”, diz Jerônimo.
Professor licenciado da instituição, o candidato lembra que “a Constituição Federal garante à universidade o espaço da livre manifestação” e que a UEFS “concentra sentimentos, atividades, interações e segue fortalecida na sua pluralidade e na sua resistência”. “Lamentável convivermos ainda com este tipo de conduta, que remete ao autoritarismo e confronta a Constituição Federal”, afirma Jerônimo.
“Pelo compromisso do desenvolvimento da ciência, pela liberdade de expressão e em defesa do estado democrático de direito, venho a público manifestar meu apoio à Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e às demais instituições de ensino superior da Bahia contra qualquer violação de direito”, diz o candidato, na carta. “É preciso redobrarmos a atenção. Sigamos alertas por nenhum direito a menos.”
Veja a carta na íntegra:
Carta de Apoio a Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS
Foi com muita indignação que recebi a notícia de mais uma agressão contra a universidade pública, instituição autônoma e de transformação social, lugar de pensamento livre e coletivo. Desta vez, o alvo foi a Universidade Estadual de Feira de Santana, que vivenciou, no último dia 17, um ataque à liberdade de expressão da comunidade que a integra.
Dois indivíduos adentraram a secretaria do Gabinete da Reitoria constrangendo servidores com gravação de imagem em celular, enquanto faziam questionamentos sobre uma faixa com a frase “Fora Bolsonaro”, de autoria da Associação dos Docentes da UEFS, disposta em sua área de convivência. Manifesto meu repúdio a este ataque covarde.
Lamentável convivermos ainda com este tipo de conduta que remete ao autoritarismo e confronta a Constituição Federal, que, por sua vez, garante à universidade o espaço da livre manifestação.
Pelo compromisso do desenvolvimento da ciência, pela liberdade de expressão e em defesa do estado democrático de direito, venho a público manifestar meu apoio à Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e às demais instituições de ensino superior da Bahia contra qualquer violação de direito. Minha solidariedade ao reitor Evandro do Nascimento Silva, aos professores, funcionários e estudantes dessa respeitada instituição, da qual faço parte com muito orgulho.
Reitero meu repúdio ao referido caso e espero que episódios como este não voltem a se repetir em nossas universidades. A nossa UEFS concentra sentimentos, atividades, interações e segue fortalecida na sua pluralidade e na sua resistência. É preciso redobrarmos a atenção. Sigamos alertas por nenhum direito a menos.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional