Jerônimo propõe fortalecimento de universidades, do EJA e de medidas contra a evasão escolar
Candidato do PT ao governo da Bahia também se compromete com maior valorização de trabalhadores da educação
O Portal M! segue, neste sábado (24), com a série especial de reportagens sobre temas que deverão ser prioridade do próximo governador do Estado. Desta vez, o tema abordado é educação, que representa um dos problemas principais, sobretudo, porque a Bahia figura nas últimas posições no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Segundo o levantamento mais recente, divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (INEP/MEC) o estado caiu da 22ª para a penúltima colocação em aprendizagem de português e matemática e tem a quarta pior nota no índice geral do ensino médio oferecido na rede estadual.
Em 2019, ano da última avaliação, a Bahia tinha nota de 4,1 na aprendizagem das duas mais importantes disciplinas, resultado que a colocava em 22º lugar. Em 2021, o índice caiu para 3,96. O que fez o estado despencar para a 26ª posição, à frente apenas do Maranhão (3,92).
Já no índice geral do Ideb, a nota do ensino médio da rede estadual é a quarta pior do Brasil, com 3,5, ao lado de Alagoas e Maranhão. O desempenho da Bahia só é melhor que o do Amapá (3,1), Pará (3,0) e Rio Grande do Norte (2,8). Em relação a 2019, o estado aumentou apenas três décimos.
Nas séries iniciais, o índice saiu de 2,6, em 2005, para 6,0, em 2021, fazendo com que a Bahia ocupe o 9º lugar no ranking nacional. Já nos anos finais do Ensino Fundamental, a nota subiu de 2,6 para 4,5.
O Ideb é um importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação, e deverá servir como norte para a tomada de decisões do próximo governador. Por isso, é natural que os candidatos reservem trechos importantes dos seus respectivos planos de governo, para apresentar suas propostas para o eixo.
Um exemplo é o candidato do PT ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues, que reservou nove das 124 páginas do seu plano à temática. Entre as principais propostas do petista está a ampliação do Programa Estadual de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA), “envolvendo todos os territórios de identidade, na cidade e no campo, articulando os saberes populares, os conhecimentos escolares e a intervenção social” e ampliação da oferta de EJA para “pessoas privadas de liberdade, egressos do sistema penal e população de rua”.
Jerônimo também propõe o fortalecimento de medidas contra a evasão escolar a partir do de programas de assistência, como o Bolsa Presença, Dignidade Menstrual e o programa de Alimentação Escolar. Segundo o plano, as medidas tem o objetivo de “garantir o fortalecimento dos programas de acesso e permanência na educação básica e superior aos estudantes da rede estadual da Bahia”.
Na lista das propostas, consta ainda a garantia do acesso dos “estudantes aos serviços de saúde bucal, assistência oftalmológicas e cobertura vacinal a partir de realização de mutirões, parcerias com as prefeituras e instituições filantrópicas”.
Fortalecimento de universidades
O plano do petista aborda também o fortalecimento das Universidades Estaduais da Bahia (UEBAs), com o “respeito a autonomia e valorização de suas contribuições para desenvolvimento socioeconômico e ambiental do estado da Bahia”.
Para tanto, o documento propõe a consolidação e ampliação das políticas de ações afirmativas e de assistência estudantil, bem como de políticas de democratização, popularização, inclusão e transformação social, além do “fortalecimento das relações com universidade, sociedade e diferentes níveis educacionais”.
É previsto ainda, o fortalecimento do Programa Mais Futuro para os/as estudantes de baixa renda das universidades estaduais e o Programa Partiu Estágio, “de modo a incluir os estudantes das UEBAs que se enquadram no Programa Mais Futuro”.
Ainda na educação superior, o plano propõe a articulação com o governo federal, visando a criação das Universidades Federais da Chapada Diamantina, Bacia do Paramirim e Sisal/Nordeste da Bahia, além de novos campi do IFBA e do IF Baiano.
Valorização de profissionais
Outro ponto que se destaca no plano de Jerônimo Rodrigues, é o fortalecimento das políticas de valorização das/os trabalhadoras/es da educação. Segundo o documento, as medidas estarão atendendo “à diversidade dos níveis, etapas e modalidades educacionais, quanto às condições de trabalho, qualificação profissional e carreira”.
Rodrigues promete ainda, realizar cursos de atualização, aperfeiçoamento, graduação e pós-graduação, de formação pedagógica, específica para disciplinas e/ou modalidades capitaneadas com o Instituto Anísio Teixeira (IAT), em parceria com as instituições de educação superior públicas.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional