Jerônimo enaltece Lula por sua atenção ao setor científico e acadêmico
“Nós já estamos na fase seguinte da agenda de hoje que não é só ‘o Brasil voltou'”, disse o gestor estadual
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou que o Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia só pode ser concretizado agora diante do que foi feito anteriormente, em outras gestões de Lula como presidente, de trazer mais universidades federais à Bahia O governador participou, na manhã desta quinta-feira (18), do lançamento do projeto, junto com o presidnete Lula, no Senai Cimatec, em Pituaçu.
“Se nós não tivéssemos um parque de universidades e institutos federais, dificilmente nós poderíamos ter uma base de professores e pesquisadores para poder alavancar um projeto como esse. Portanto, hoje, nós assinamos aqui um conjunto de documentos de compromissos, mas, ao mesmo tempo, é dia de colheita. Nós temos certeza que a nossa base universitária precisa ainda ser dinamizada, mas nós só tínhamos uma única universidade. É por isso que a gente repete, que foi preciso ter um presidente com as suas características para termos um parque de ofertas da educação superior como temos hoje na Bahia”, declarou.
Jerônimo também afirmou que Lula costuma ser visto, de modo geral, como um gestor voltado para causas como o combate à fome e a geração de emprego, mas que ele estava adotando uma postura científica ao possibilitar uma parceria como essa.
“A sociedade brasileira, nós, como um todo, enxergamos no senhor o papel do combate à fome, o papel da geração de emprego, o papel de levar o Brasil com uma imagem fortalecida para fora de nosso país, mas dificilmente a gente destaca, na sua pessoa, talvez pela sua generosidade, o cientista que o senhor tem sido. Uma agenda como essa, é uma agenda de extrema inteligência. Estamos fazendo uma agenda aeroespacial que muitos de nós, no Brasil, possivelmente não compreendemos. Fazer a defesa do nosso céu, fazer um investimento que possamos antecipar qualquer catástrofe de sol ou de chuva, mas, acima de tudo, que a gente possa, da mesma forma, que vemos e desejamos um transporte de ônibus, de ferrovia e de carro, também facilitar a nossa aviação”, apontou.
O governador da Bahia também apontou os encontros e negociações que foram feitos ao longo dos últimos meses. “Hoje o senhor [Lula] entrega a nós a responsabilidade e foi uma agenda bastante rápida. Começamos com o Ministério, com a Aeronáutica, todos imbuídos… nós fomos à São Paulo, em uma empresa que nos surpreendeu bastante na agenda da ACAE. Vimos ali um potencial de avançarmos em tudo aquilo que a gente se orgulha muito com a Embraer. Nossa primeira agenda nos oferece a oportunidade de crença, de oportunidade de emprego. Aqui, o Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia vai gerar ciência, projetos, mas vai também capacitar mão de obra especializada da área”.
Citando a ponte Salvador-Itaparica, Jerônimo falou sobre a necessidade de se colocar em prática projetos possíveis e agradeceu aos gestores presentes no evento pelo auxílio em negociações como essa.
“Nós estamos muito crentes de que todas as nossas ações nesses próximos três anos de sua gestão, a gente possa consolidar tudo aquilo que nós acreditamos. Nós já estamos na fase seguinte da agenda de hoje que não é só ‘o Brasil voltou’. Além de recompor aquilo que nós deixamos de fazer, nós estamos fazendo algo mais. A ponte Salvador-Itaparica, por exemplo, o senhor chegou e botou a mão em cima. Nos ajudou com os chineses, colocou dinheiro do orçamento e agora, essa exposição, ministro Rui Costa, parabéns. O senhor fez a entrega daquela encomenda que o Lula fez de um novo PAC”, disse.
Leia também:
Para presidente do CNI, Parque Tecnológico Aeroespacial será complemento para Brasil se tornar ‘player’ mundial no setor
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional