Jerônimo diz que fará reunião para decidir candidato do PT para Prefeitura de Salvador ainda em 2023
Governador não quis comentar possível retirada de pré-candidatura de Geraldo Júnior
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) evitou comentar, nesta segunda-feira (11), a possível retirada da pré-candidatura do vice-governador Geraldo Júnior (MDB) em prol do nome do deputado federal Antonio Brito (PSD). Questionado pelo editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, durante o evento em que a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) assinou contrato na área de mineração, se tem alguma definição sobre o assunto, o petista foi enfático: “Não”.
Na ocasião, o chefe do Executivo estadual também revelou que realizará uma reunião do Conselho Político para tentar bater martelo sobre a candidatura da sua base em Salvador e outras cidades da Bahia.
“Espero que a gente possa resolver ainda neste ano. Vou chamar antes do ano novo uma reunião para gente bater martelo. Não vou participar desse processo como petista, eu vou participar como governador, sou mediador deste processo. Saberei a hora correta para fazer isso. Essa coisa é delicada, a gente não pode ficar falando demais. A imprensa tem o papel dela, os partidos também, um ou outro puxando ou esticando, eu também entendo como natural. A gente não pode errar e nós queremos tomar uma decisão compartilhada”, afirmou Jerônimo.
Perguntado sobre a dificuldade da escolha, o petista enfatizou se tratar de um processo realmente difícil. “O xadrez é difícil mesmo. Vocês acompanharam como foi a decisão até chegar o meu nome, não foi fácil, não é toque de mágica. O nosso grupo político trabalha para o ‘ganha, ganha’. Veja como era e como saiu o PP nas eleições, de deputados, de bancada de prefeitos, de vereadores, olha o PSD. O PT não foi sacrificado, essa matemática não é assim. Se fosse outro grupo, talvez viesse de cima para baixo, nós não vamos construir assim, vamos construir as eleições de 24, pensando em 26 e em 28”.
Investimentos em mineração
Durante o evento que marcou a assinatura dos contrato entre o governo da Bahia e a canadense Homerun Resourses que vai realizar projetos de extração de areia em áreas da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), no Centro Adinistrativo da Bahia (CAB), o governador também destacou a importância dos investimentos que devem ultrapassar a marca do R$ 1,5 bilhão.
“É claro que quando a gente busca essas empresas, esses investidores, a gente procura também dar o suporte necessário. Nesse caso, é uma empresa de pesquisa mineral, tem bastante informações, mas ao mesmo tempo, tudo aquilo de apoio no que for preciso no acompanhamento da legislação, do respeito ao meio ambiente, do cuidado com os trabalhadores que atuam nessa área. Nesse caso, será a exploração de sílica, a partir de areia. Material explorado em Santa Maria Eterna, em Belmonte, se traz para Ilhéus, faz a lavagem, e depois se traz para Simões Filho, através do Porto de Aratu. E com esse material, um dos elementos iniciais, será aquelas películas que reveste a placa de energia solar, transformando o sol, que com o material existente, sem sílica, é de 46% a 50% do sol é energia, passa a ser de quase 100%”, enfatizou.
Segundo o petista, outra possibilidade a partir do material é a produção de vidrarias para perfumes, mesas, restaurantes e cervejarias.
Jerônimo também falou sobre a legislação envolvendo o material. Segundo ele, existe uma regulamentação própria que exige o pagamento de um imposto ao governo federal. “Esse imposto é como se fosse um ICMS, ele é dividido, uma parte fica para a União, outra para o Estado e outra para os municípios. Nesse caso aqui, será um fundo para recomposição ambiental, mas também é possível que a gente possa dialogar com os prefeitos, e assim investir em educação, para que os municípios possam ter, por exemplo, escolas de qualidade, mãos de obras qualificadas, e os trabalhadores desse municipio não fiquem apenas no trabalho braçal”, pontuou o gestor.
Licitação do VLT
O petista também foi perguntado sobre a previsão de publicação da licitação do VLT. O governador afirmou ter a expectativa de que seja publicado ainda em 2023, e disse que se não ocorrer, deve ser licitado no início do próximo ano.
“Eu espero. Depois da conversa que tivemos com a Casa Civil e o Ministério das Cidades, da possibilidade de termos recursos do PAC, para a gente poder separar as etapas, que a gente havia feito inicialmente uma única licitação, e com esses recursos vamos fazer recortes e fazer uma licitação própria de trechos. Mas, espero que dê tempo de fazer neste ano, está praticamente pronto. Espero que dê tempo de licitar agora, ainda esse ano, se não der, no início do ano a gente faz isso”, disse.
Sondagem da ponte Salvador-Itaparica deve ser iniciada em 8/1
Durante o evento, o governador também revelou que a sondagem da ponte Salvador-Itaparica deve ser iniciada em 8 de janeiro de 2024. Conforme o petista, a informação foi passada pelos chineses do Consórcio que construirão a ponte.
“A gente ouviu da segunda pessoa no escalão internacional [do Consórcio], que já saiu o navio com as sondas da China. São sondas de águas rasas, imagino que sejam de 40, 60 metros. Tem casos que a rocha tem que ser perfurada depois da água, ao chegar na rocha, ainda perfurar 100 metros. Então, espero que dê certo a gente ver os navios, as plataformas, fazendo essas sondagens, porque é a partir da sondagem que vamos conseguir concluir e elaborar o projeto executivo. E daí, vermos necessidade e custos, porque profundidade, necessidade fazer mais pilares. Eu espero que essa data dada pelos chineses, eu tô confiante, estamos negociando. Inclusive, o Lula consciente disso, de que no dia 8 de janeiro, esses navios já estão em pleno mar da Baia de Todos os Santos, para que tenhamos um caís para que esses navios sejam ancorados”, contou.
Jerônimo ainda falou que sentiu uma “energia boa” quanto o andamento da obra, há cerca de 15 dias, quando recebeu o vice-presidente do Consórcio. “É o terceiro da escala de poder dentro do Consórcio, eles nunca tinham vindo aqui, então é um sinal. A presença da negociação com os embaixadores do Brasil na China, e do chinês no Brasil, o diálogo de Lula com Xi Jinping. Então, a vinda dele já foi um sinal. Três dias depois fomos à Brasília, para que pudessemos nos reunir com eles e com o governo federal, porque é importante que o Lula pudesse acompanhar esse processo”, disse.
Confira o vídeo da entrevista:
Leia também:
“Nós não seremos impedimento para a unidade do grupo político. Nem eu, nem o partido”, afirma Geraldo Jr
Lúcio diz que Geraldo é o melhor nome para ganhar eleição, mas admite que MDB pode apoiar Brito em prol da base
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional