Janja convida senadoras e deputadas para jantar no Alvorada após cobrança
‘Happy hour’ será para discutir o fortalecimento da participação feminina nos espaços de poder
A primeira-dama Janja da Silva convidou deputadas e senadoras da base de apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para um jantar no Palácio da Alvorada nesta segunda-feira (25). O encontro está na agenda oficial do presidente, divulgada pelo Palácio do Planalto.
O ‘happy hour’ será para discutir o fortalecimento da participação feminina nos espaços de poder. O PT planeja tornar Janja um cabo eleitoral feminino nas eleições municipais deste ano.
O encontro, marcado para as 18h, ocorre após a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) alertar Lula sobre a falta de mulheres no ‘happy hour’ promovido por ele no Alvorada no início do mês passado. No evento, o petista esteve com 18 senadores e cinco ministros. Eliziane era a única mulher presente.
O documento, enviado pela assessoria de Janja a parlamentares, diz que o jantar será um “encontro de mulheres atuantes na política nacional” realizado para “encerrar o Mês das Mulheres”. Além das congressistas, ministras do governo Lula também foram convocadas para participar do jantar.
“Como defensora do empoderamento feminino nos espaços de decisão e poder, a senhora Janja gostaria de contar com a sua participação neste encontro, cujo objetivo é a troca de experiências, conexões e fortalecimento mútuo”, diz o convite.
Segundo interlocutores da primeira-dama, a reunião também pode trazer discussões sobre as eleições para a presidência do Senado, que acontecerá no ano que vem. Eliziane é uma das cotadas a se candidatar para o posto que será deixado por Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e tenta convencer Janja e Lula de que é preciso eleger, pela primeira vez, uma mulher para o comando da Casa.
O convite da primeira-dama se restringiu a parlamentares aliadas ao governo Lula. As senadoras e ex-ministras do governo de Jair Bolsonaro (PL) Damares Alves (Republicanos-DF) e Tereza Cristina (PP-MS) e a deputada Caroline de Toni (PL-SC), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, informaram que não foram convidadas para o encontro.
O governo teme que o encontro no Alvorada ‘flope’ – termo usado na internet como sinônimo de “fracasso”. Esta semana será mais curta por causa da Sexta-Feira Santa e da Páscoa. Além disso, não há sessão no Congresso às segundas-feiras, o que deixa Brasília esvaziada.
Uma baixa já está confirmada. A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), uma das parlamentares ‘independentes’ convidadas por Janja, não poderá ir ao Alvorada devido a uma missão oficial no Japão.
PT quer Janja como cabo eleitoral nas eleições deste ano
O PT pretender que Janja seja cabo eleitoral nas eleições de outubro. A expectativa é que a primeira-dama grave vídeos para candidatas e reforce palanques do partido.
No dia 19, durante a Plenária Nacional das Mulheres do PT, a primeira-dama disse que vai começar a viajar em breve pelo País. “Podem contar comigo na campanha deste ano. Vamos fortalecer a candidatura das mulheres por uma sociedade mais justa e igualitária. Precisamos fomentar candidaturas femininas para que elas não desistam da política”, afirmou Janja.
A primeira-dama vai participar do lançamento das candidaturas das deputadas petistas Maria do Rosário e Camila Jara às prefeituras de Porto Alegre (RS) e de Campo Grande (MS), respectivamente. Janja também fará roteiros com a ex-prefeita Marta Suplicy (PT), que retornou recentemente para a sigla para ser vice na chapa do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), pré-candidato à Prefeitura de São Paulo.
Durante a plenária do PT, Janja disse para as pré-candidatas petistas que sentiu vergonha em falar sobre a participação das mulheres nos Parlamentos brasileiros. Há duas semanas, ela acompanhou a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, em evento da ONU que tratou sobre o empoderamento feminino em Nova York.
“Às vezes é até vergonhoso a gente falar da participação das mulheres nos Parlamentos brasileiros. É muito pouco. A gente ainda tem muito a caminhar”, disse a primeira-dama, ao observar que a representação feminina nas Câmaras municipais brasileiras não passa de 16%.
A entrada de Janja na estratégia do PT ocorre no mesmo momento em que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, presidente do PL Mulher, também viaja pelo País em eventos do braço feminino da legenda. Michelle é cotada para disputar o Senado em 2026.
Leia também:
Bolsonaro sobre objetos “perdidos” do Alvorada: Lula fez “falsa comunicação de furto”
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional