Ireuda Silva alerta para explosão de casos de violência contra a mulher, no dia em que a Lei Maria da Penha completa 14 anos

Para vereadora, ‘reduzir as desigualdades pode preservar vidas’


Vixe d-flex me-2
redacao 07/08/2020 09:32 Política

A vereadora Ireuda Silva (Republicanos) alertou mais uma vez para a explosão do número de casos de violência doméstica nos últimos meses, no dia em que a Lei Maria da Penha completa 14 anos, nesta sexta-feira (7).

Para especialistas, o confinamento devido à pandemia do novo coronavírus expôs as mulheres a situações de maior tensão e risco. Já segundo o governo federal, as denúncias aumentaram 40% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Em Salvador, apenas no mês de janeiro, foram registradas cerca de 980 casos de violência contra mulher, um a cada 45 minutos, segundo dados das Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deams). 

Além disso, 10.864 medidas protetivas foram distribuídas pela Justiça nos últimos dois anos na Bahia, representando apenas 37,3% dos 29.089 processos de violência contra a mulher abertos no mesmo período no estado. Atualmente, há 85.059 ações penais em curso.

Conforme a edil, que é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara Municipal de Salvador (CMS), mais do que nunca há a necessidade de se cumprir a lei de maneira cada vez mais rígida e intransigente. 

“É triste o fato de o lar não ser um local seguro para tantas mulheres mundo afora. É como se elas estivessem convivendo com o pior inimigo, e não com o companheiro que escolheram para levar adiante um projeto de vida”, disse Ireuda.

Por outro lado, além do fortalecimento da legislação e de implementação de medidas protetivas, Ireuda destacou a necessidade de se pensar em medidas a longo prazo. 

“O empoderamento é um dos caminhos mais seguros para a redução da violência contra a mulher, que muitas vezes é materialmente dependente do marido. Reduzir as desigualdades pode preservar vidas”, acrescentou.

Projeto

Em relação a medidas protetivas e preventivas, um projeto de Ireuda pede ao prefeito ACM Neto (Democratas) a criação da Guardiã Maria da Penha na Guarda Civil Municipal (GCM). O objetivo é combater a violência contra a mulher por meio da atuação comunitária da corporação.

“É bastante oportuno que nossa capital conte com esse grande reforço, aproveitando ainda mais o competente trabalho da Guarda Municipal. Entendemos que o combate à violência contra a mulher e ao feminicídio opera em pelo menos duas grandes frentes: conscientização, com o objetivo de se mudar gradualmente a maneira como as pessoas pensam sobre o problema, e repressão e punição. Portanto, quanto mais investimentos tivermos nesses âmbitos, melhor”, afirmou a republicana.

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional