Investimentos do Governo da Bahia para subsídio da tarifa do metrô chegam a R$ 183 mi em quatro anos
O ano de 2019 foi o período em que mais dinheiro público foi aplicado para sustentar o metrô de Salvador, com um subsídio de R$ 65 milhões.
Nos últimos quatro anos, o governo da Bahia investiu R$ 183 milhões como subsídio para a operação do sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. Os valores repassados pelo governo do estado à concessionária CCR são para permitir a política pública tarifária de cobrança de passagem única para os usuários no processo de integração do metrô com os ônibus urbanos e metropolitanos.
Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur-BA), ao Bahia Notícias, “o valor da tarifa paga pelos passageiros não cobre os custos de todos os sistemas que utilizam, e o governo do estado paga um subsídio para manter o equilíbrio econômico da integração”.
O ano de 2019 foi o período em que mais dinheiro público foi aplicado para sustentar o metrô de Salvador, com um subsídio de R$ 65 milhões. O ano passado, 2021, fica em segundo lugar, com um repasse de R$ 48 milhões à CCR, seguido de perto por 2020, com R$ 42 milhões de investimento do estado. Já em 2018, o governo subsidiou apenas R$ 28 milhões.
De acordo com informações do BN, a CCR Metrô, concessionária do sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, preferiu não se manifestar sobre o tema, explicando que as informações sobre o subsídio só poderiam ser dadas pelo poder concedente. No caso, o governo do estado.
*Com informações do Bahia Notícias
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