“Há um distanciamento muito grande da OAB nacional da base da advocacia”, diz Luiz Viana Queiroz
Advogado baiano também disse ao Portal M! que a crise econômica tem atingido muito fortemente a categoria neste momento de pandemia
Um dos responsáveis pelo movimento lançado na última semana em defesa da advocacia, Luiz Viana, vice-presidente nacional da OAB, enfatizou ao Portal M! que é necessário se aproximar mais dos advogados e advogadas “que estão na ponta”. “Há um distanciamento muito grande da OAB nacional da base da advocacia”.
“Outro dia eu vi uma frase e achei muito interessante. “Quem entende do pingado é quem está embaixo da goteira”. Ou seja, a gente precisa se aproximar mais da advocacia que está na ponta. Os advogados e advogadas, os mais jovens, estão lá na ponta, vivendo os seus problemas cotidianos, para que a gente possa contribuir para enfrentar as dificuldades e solucionar os problemas. O que eu percebo hoje é que há um distanciamento muito grande da OAB nacional da base da advocacia, que está no dia a dia advogando”, disse.
Viana também falou ao M! sobre os baixos salários, um dos principais problemas apontados, sobretudo pelos jovens advogados.
“Eu penso que uma das crises que a gente está vivendo é exatamente a crise econômica. Ao lado de uma crise política, moral e jurídica. Mas a crise econômica tem atingido muito fortemente a advocacia, e a advocacia mais jovem, e nesse momento de pandemia isso tudo fica ainda mais difícil e mais complicado”, afirmou.
Ele disse ainda que a crise sanitária de hoje atinge diretamente a advocacia e sobretudo aqueles que estão iniciando.
“O que gente pode fazer é primeiro conversar com os advogados e advogadas para entender quais são as suas prioridades. E, a partir das prioridades definidas pela advocacia, a nossa entidade poder se comprometer com aquilo que vai fazer para a melhoria”, explicou.
Outra avaliação do vice-presidente nacional da OAB é sobre a participação da OAB o esforço de vacinação contra a Covid-19.
“Uma das prioridades neste momento é a vacinação. Todo mundo muito preocupado com essa quantidade absurda de mortes, e a gente vendo que o governo e o Ministério da Saúde não conseguem lidar de forma eficiente no combate à pandemia. Diante disso, defendemos que a OAB deva participar do esforço de vacinação”, ressaltou.
“Através das caixas de assistência da advocacia espalhadas por todas as seccionais. O que a gente precisa é ter uma ideia de custo, ver de que maneira a OAB pode participar passando o custo para quem pode pagar e assumindo o custo da vacinação de quem não pode pagar. Mas até isso, que parece que é uma prioridade universal, a gente tem tido dificuldade de avançar internamente na OAB”, completou.
Questionado sobre a prestação dos serviços da Justiça baiana, Viana, que já presidiu a OAB Bahia durante seis anos, disse que o Tribunal de Justiça tem feito um esforço grande para a melhoria da prestação jurisdicional.
“Fui seis anos presidente da OAB da Bahia e eu tive um diálogo crítico e franco com o Tribunal de Justiça nos diversos presidentes que passaram ao longo desse período. Eu penso que o Tribunal de Justiça, a mesa diretora atual e o seu presidente têm feito um esforço grande para a melhoria da prestação jurisdicional, mas é preciso entender que o Tribunal de Justiça está sob o foco de uma investigação grande e profunda, a partir da Operação Faroeste. Eu faço votos de que o Tribunal possa fazer uma autocrítica, encontrar os responsáveis por aquilo que tenha sido mal feito e melhorar a sua prestação jurisdicional”, pontuou.
“Penso que o Judiciário baiano tem problemas estruturais, percebo um esforço para enfrentá-los e poder ter uma prestação jurisdicional melhor, mas nesse momento que o Tribunal de Justiça pode contribuir de forma absolutamente necessária par todos nós, é olhar para si mesmo e identificar quem são os responsáveis pelos mal feitos, sob a investigação que está o STJ, cortar na própria carne para extirpar aqueles que tenham cometido irregularidades e absolver aqueles que não tenham praticado nada na ilicitude. Eu acho que o Tribunal está sob a expectativa de toda a sociedade baiana e da advocacia de que encontre o melhor caminho a seguir”, finalizou.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional