Grupo Wilson Sons nega que recursos do Fundo de Marinha Mercante tenham sido liberados para o Tecon Salvador

Segundo a empresa, “o FMM não financia terminais portuários”


Vixe d-flex me-2
redacao 27/08/2020 20:20 Política

A empresa Wilson Sons, que presta serviços portuários, marítimos e logísticos, afirmou por meio de nota que é falsa a informação publicada nos veículos de imprensa, na última quarta-feira (26), apontando que recursos do Fundo de Marinha Mercante (FMM) tinham sido liberados para o Tecon Salvador. Segundo a nota, “o FMM não financia terminais portuários. Seus recursos se destinam exclusivamente à construção, docagem e reparo de embarcações”. 

Ainda segundo a nota, o Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (CDFMM) é que analisa e aprova pedidos de prioridade para projetos do FMM, que ocorreu em maio de 2017, por ocasião da 34ª Reunião Ordinária do Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (CDFMM), cerca de dois anos antes da reunião ocorrida no Ministério da Infraestrutura, fato que pode ser verificado, inclusive, no Diário Oficial da União. 

Estes recursos se destinavam a reparos e docagens de embarcações de apoio marítimo, não para obras em terminais portuários. A reunião citada tratou efetivamente de assuntos relacionados ao Tecon Salvador, conforme informado pelo Ministério da Infraestrutura.

A nota segue explicando que os projetos são submetidos à pasta da Infraestrutura com pelo menos 60 dias de antecedência e, posteriormente, levados à aprovação do Conselho, presidido pelo próprio ministério, e composto também por Casa Civil, Ministério da Economia, Ministério da Defesa, Petrobras, BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal (CEF). E, na esfera privada, por Syndarma, Sinaval, Confederação Nacional dos Trabalhadores Marítimos e Confederação Nacional dos Metalúrgicos.

A empresa destaca ainda que os financiamentos são concedidos por agentes financeiros, como o BNDES, o Banco do Brasil e a CEF, responsáveis por analisar o crédito dos requerentes e os respectivos enquadramentos no âmbito de seus processos internos de aprovação. Os agentes financeiros, após definida a prioridade do projeto, são responsáveis por analisar o crédito dos requerentes e os respectivos enquadramentos no âmbito de seus processos internos de aprovação. 

Por fim, a Wilson Sons salienta que o relacionamento para com o poder público sempre se deu em conformidade com os mais rígidos e criteriosos padrões de conduta e respeito à ética em seus negócios ao longo de quase dois séculos de atuação.

Esta semana, o jornal O Globo publicou que o líder do governo Bolsonaro no Senado, Fernando Bezerra (MDE-PE), é investigado por ter beneficiado o grupo Wilson Sons em um projeto de R$ 131 milhões do Porto de Salvador. O grupo é o fundador da Tecon Salvador, responsável por administrar o porto da capital baiana. A informação se baseou em um relatório emitido pela Polícia Federal e obtido pelo jornal. Leia aqui.

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional