Governistas derrubam inscrição de Fabrício Falcão ao TCM
Presidente da AL-BA, Adolfo Menezes declarou que a eleição para o TCM deve acontecer ainda na primeira quinzena de março
Deu certo a manobra de lideranças da base do governo na Assembleia Legislativa para inviabilizar a reunião da Mesa Diretora da Casa que avaliaria, na manhã desta terça-feira (27), o pedido de inscrição do deputado Fabrício Falcão (PCdoB) para ser candidato na eleição à cadeira vaga no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
Apenas quatro dos nove membros do colegiado que comanda os destinos do Legislativo marcaram presença, número insuficiente para que houvesse quórum, dessa forma, o pleito de Fabrício não foi analisado.
A base do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que buscou se manter publicamente neutra na disputa, terá um único candidato: o deputado Paulo Rangel (PT). A oposição inscreveu o ex-deputado e ex-presidente da Assembleia Marcelo Nilo (Republicanos).
Estiveram presentes na reunião da Mesa Diretora o presidente da Assembleia, deputado Adolfo Menezes (PSD), que convocou o encontro exclusivamente para analisar o pleito do comunista; o deputado Marcelinho Veiga (União), primeiro-secretário; o deputado Samuel Júnior (Republicanos), segundo-secretário; e o deputado Zó (PCdoB), quarto-secretário e companheiro de partido de Fabrício.
Todos os quatro vice-presidentes se ausentaram: José Raimundo (PT), Marquinho Viana (PV), Antonio Henrique Júnior (PP) e Laerte do Vando (Podemos), além do terceiro-secretário, Vitor Azevedo (PL), um dos principais articuladores da candidatura ao TCM de Paulo Rangel. Nem os suplentes da Mesa Diretora compareceram.
Somente duas ausências teriam sido justificadas: a de José Raimundo, que alegou motivo de doença da esposa, e Marquinho Viana, que informou estar em Brasília. Agora, Fabrício só tem uma possibilidade de garantir a inscrição: por meio de ato individual do presidente da Assembleia.
“Não existe essa possibilidade porque não convém. Dei toda a oportunidade que me cabia, para a Mesa Diretora fazer a inscrição, mas como os membros não compareceram por falta de quórum, como você mesmo pode testemunhar aqui, teremos só dois candidatos ao TCM que já foram inscritos: o deputado Paulo Rangel (PT) e o ex-deputado Marcelo Nilo (Republicanos)”, declarou Adolfo.
O presidente disse ainda não saber se houve manobra do governo ou de parlamentares da base de Jerônimo para inviabilizar a reunião da Mesa Diretora. A tendência é que se o pedido fosse analisado, Fabrício conseguiria a inscrição, pois a avaliação geral é que seria constrangedor para o colegiado barrar o pedido de um membro da Casa sem motivo plausível.
Desde que a reunião de hoje foi marcada, Paulo Rangel e um grupo de deputados da base governista se movimentam nos bastidores para que não houvesse quórum. Parlamentares como Vitor Bonfim (PV), Nelson Leal (PP) e o próprio Vitor Azevedo, com o respaldo do chefe de Gabinete do governador, Adolpho Loyola, estiveram à frente das articulações.
Adolfo Menezes declarou que a eleição para o TCM deve acontecer ainda na primeira quinzena de março. Antes, os candidatos precisam ser sabatinados e ter os nomes aprovados na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que foi instalada hoje.
*Com informações de Toda Bahia
Leia também:
Após encontro com Zema, Novo participa de evento em apoio à reeleição de Bruno Reis
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional