Gestão de Salvador é destaque em fórum de Administração das capitais
No evento, prefeito Bruno Reis deu exemplos de ações empreendidas em Salvador e lembrou das dificuldades enfrentadas pela capital há nove anos
Iniciou nesta segunda-feira (12) e segue até terça-feira (13), o 78º Fonac (Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração das Capitais), evento que reúne profissionais responsáveis pela gestão de 17 capitais brasileiras, além de municípios do interior da Bahia.
O Fórum acontece no Gran Hotel Stella Maris, em Stella Maris, e teve a mesa de abertura composta pelo prefeito Bruno Reis, pela vice-prefeita Ana Paula Matos e pelo secretário municipal de Gestão (Semge), Tiago Dantas, além de representantes de grandes metrópoles brasileiras.
O prefeito deu exemplos de ações empreendidas em Salvador e lembrou das dificuldades enfrentadas pela capital há nove anos.
“Em 2013 diziam que ser prefeito de Salvador era inviável. As finanças estavam arruinadas. Éramos a pior gestão fiscal do Brasil. A cidade arrecadava menos do que gastava e não conseguia honrar seus compromissos com fornecedores nem serviços à população. Nossos pontos turísticos não tinham manutenção, éramos o pior Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Brasil”.
O chefe do Executivo explicou ainda que foi preciso encontrar soluções para viabilizar uma gestão com condições de mudar essa realidade.
“Temos a regra de ouro de qualquer gestão, que é arrecadar mais e gastar menos. Fizemos uma reforma tributária onde o princípio dela era buscar justiça social, ou seja, quem pode mais paga mais, quem pode menos paga menos. A partir dessas mudanças, passamos a ter capacidade de investimento, com prioridade para atacar problemas históricos”, declarou.
Como exemplos, o prefeito lembrou que Salvador saltou de 18% para 62% a cobertura de atenção básica. A cidade conseguiu subir 12 posições no Ideb, sempre investindo mais do que os 25% mínimos exigidos para educação, além de universalizar o acesso à educação infantil.
“Tivemos a capacidade de nos planejar. Todo início de gestão elaboramos planejamento estratégico que estabelecemos onde queremos chegar ao final de quatro anos, quais projetos e marcos de entrega para serem cumpridos, além de prever os recursos e suas origens para aplicar na cidade”, completou Reis.
O secretário de Administração e Gestão de Pessoas de Curitiba (PR) e presidente da Fonac, Alexandre Jarschel Oliveira, ressaltou os motivos para a realização do evento na capital baiana.
“Insistimos em trazer o evento para Salvador, que já era nossa ideia antes da pandemia, não apenas por ser uma cidade turística e por encantar pela beleza gastronômica e cultural. Salvador é uma cidade resiliente, que tem gestão administrativa impecável, e causa inveja e orgulho nos secretários de gestão de todo o Brasil. É uma cidade que sabe fazer suas políticas públicas e sabe servir seu cidadão. É esse exemplo que nos interessa. Aqui se faz uma gestão de resultados que transformam a vida da população todo dia, e é isso levaremos para nossas cidades”.
O titular da Semge salientou a importância do fórum para a troca de experiências e informações entre as diversas gestões municipais do país.
“É um grande fórum de discussão e aprendizado que atua como um grande polo para debater e apresentar soluções para os grandes problemas que atingem as grandes metrópoles do país. A partir dessas conversas, percebemos que as soluções apresentadas são aplicáveis em nossas cidades. Por isso mesmo, são temas de interesse comum”, declarou Dantas.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional