Filiação de Débora Régis em Lauro de Freitas implode aliança do PDT com o União Brasil
Presidente do PDT baiano, Félix Mendonça, critica movimento como “burrice política” enquanto ACM Neto (UB) celebra adesão nas redes sociais
A filiação de Débora Régis em Lauro de Freitas gerou uma reviravolta na política baiana, resultando numa rachadura da aliança entre o PDT e o União Brasil. O presidente do PDT baiano, Félix Mendonça, considera a movimentação uma “burrice política”. Débora Régis, vereadora e pré-candidata à Prefeitura de Lauro de Freitas, confirmou as especulações ao deixar o PDT para se filiar ao União Brasil, em uma mudança partidária concretizada nesta sexta-feira (5).
“Eu acho uma burrice política. Onde você tem gestores bem avaliados e partidos andando, você vai politizar. Pra fora de Salvador, de Lauro de Freitas, de Camaçari. O União Brasil é um partido conturbado no momento, né? Com uma expulsão, com o problema até de tocar fogo na casa do outro”, avaliou Félix Mendonça em entrevista ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra.
Félix destacou sua preocupação com a mudança de foco político que a filiação de Débora ao União Brasil pode causar. Ele sugere que a atenção que antes era voltada para questões locais, como problemas em municípios específicos, agora será desviada para uma luta entre o União Brasil e outros atores políticos de maior alcance, como o PT, o governo federal e o estadual. “Então você está puxando essa política apenas para ter um capital político em 2026, colocando em risco os candidatos atuais”, completou.
O presidente do PDT baiano ainda ponderou que a relação com o União Brasil em Salvador não será afetada, porém reconhece que a relação direta com o partido está abalada. “Nós temos alianças em municípios com o PT, com a União Brasil, com outros partidos que apoiam a gente. União Brasil apoia a gente, o PT apoia a gente, agora o que fica quebrado, o cristal quebrado é a relação direta com o União Brasil. Diria que se fosse eleição de governo hoje nós não faríamos parte da base que compôs a aliança para o governo”.
Questionado por Lyra sobre como a relação entre os partidos fica a partir desta eleição de 2024, o presidente do PDT baiano respondeu de forma enfática: “Vamos nos manter independentes a partir de agora. Fazer alianças onde convier ao partido”, finalizou Félix.
Filiação
O vice-presidente do União Brasil e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, expressou sua satisfação nas redes sociais com a adesão de Débora Régis e Mateus Reis, este último sendo candidato a vice na chapa de oposição em Lauro de Freitas.
“Fico muito feliz com as filiações de @deboraregis.oficial e @mateusreisoficial ao União Brasil, que já conta conta com lideranças muito importantes em Lauro de Freitas, a exemplo de @deputada.mirela, @teobaldocostaoficial e @sapucaiacostajunior. Com a chegada desses dois jovens competentes, damos um passo muito importante para assegurar a união da oposição e oferecer aos eleitores a melhor alternativa para que Lauro recupere o tempo perdido e volte a se desenvolver”, publicou Neto.
Ver esta publicação no Instagram
Já o prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), afirmou que as mudanças políticas em Lauro de Freitas não impactam Salvador. Ele comentou sobre a mudança partidária da vereadora Débora Régis do PDT para o União Brasil.
Leia também:
Ventilado como nome do PT para vice de Geraldo, Moisés Rocha aponta necessidade de “enegrecer” campanha do vice-governador
Bruno Reis anuncia substituição de auxiliares e diz que não haverá descontinuidade nas ações da prefeitura
Lídice diz que candidatura de Geraldo Júnior “uniu e fortaleceu” o grupo em Salvador
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional