“Eu e o presidente Bolsonaro nunca conversamos sobre candidatura ao governo”, disse João Roma
Ministro da Cidadania foi o entrevistado Portal M!
Apontado como possível candidato do Planalto ao governo da Bahia em 2022, o ministro da Cidadania e deputado federal licenciado João Roma (Republicanos), viu sua relação de mais de 20 anos com o ex-prefeito ACM Neto (DEM) ser rompida.
Em entrevista ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, no jornal A Tarde, Roma disse que ele e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nunca conversaram sobre candidatura.
“Eu e o presidente Bolsonaro nunca conversamos sobre candidatura, mas naturalmente através do meu partido, o Republicanos, nós estaremos acompanhando o presidente Bolsonaro na eleição de 2022”, disse.
João Roma disse também que a construção do alinhamento entre o Republicanos e o presidente se deu desde o ano passado, de forma mais efetiva.
“Com a minha presença como ministro do Presidente Bolsonaro, então naturalmente nós estaremos juntos na eleição 2022. De que maneira isso vai se traduzir nesses palanques estaduais, é uma consequência, inclusive, do trabalho que vamos desenvolver nesse período”, explicou.
O ministro também avaliou uma possível polarização entre Bolsonaro x Lula para 2022.
“Eu acho que a própria eleição do Arthur Lira simbolizou um cenário de polarização. E hoje você começa a perceber que há uma tendência a termos uma eleição polarizada no próximo ano. Polarizada entre um viés de esquerda, especialmente com a possibilidade da presença do ex-presidente Lula nas eleições, o que por si só naturalmente faz atrofiar outras eleições num cenário antagônico. E dessa vez muda, porque na última eleição você tinha o Jair Bolsonaro disputando a atenção com uma pequena estrutura partidária”, ressaltou.
“Dessa vez, você vê o Jair Bolsonaro disputando a reeleição da Presidência da República. Então naturalmente ele vai partir para essa disputa com um arco de aliança maior. O que é natural. E isso por si só tende a dificultar, a inviabilizar o surgimento de uma terceira via. Você observa isso com o enfraquecimento do João Dória em São Paulo, que não goza hoje de uma boa popularidade sequer em São Paulo, mas também de dificuldades dentro do seu partido PSDB”, completou.
Roma também avaliou a polarização entre ACM Neto e Jaques Wagner como os pré-candidatos ao governo da Bahia e o entendimento do Republicanos em caminha lado a alado com o Democratas.
“São duas candidaturas naturais ao governo do estado: Wagner, que representa o legado do Partido dos Trabalhadores, eu acho que vai encontrar naturalmente dilemas de um longo ciclo no poder, e ACM Neto, por outro lado, que encarna uma antítese ao governo do PT, que há uma demanda também, ele que saiu de uma administração com uma grande aceitação administrativa. Então é um cenário de duas candidaturas naturais ao governo para 2022”, avaliou.
“O Republicanos tem uma aliança histórica com o Democratas aqui na Bahia, então, o natural seria isso. Basta saber como será o cruzamento desses planos de voo no quesito nacional, uma vez que há uma sintonia nacional do Republicanos com o presidente Bolsonaro e como isso vai se traduzir no plano estadual”, concluiu.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional