Estatização da gestão da saúde é principal proposta de Kleber Rosa para a área
Saiba o que pensam os candidatos ao governo do estado sobre a saúde
Na terceira reportagem sobre o eixo da saúde nos planos de governo dos candidatos ao governo da Bahia, as propostas observadas pelo Portal M! são do candidato do PSOL, Kleber Rosa. Em seu plano, o candidato propõe “reverter o sucateamento da saúde pública” na Bahia e apontou a necessidade de “estatizar a gestão da saúde”.
Em entrevista ao Portal M!, Rosa indicou que a necessidade de estatização surge da “política instituída pelo governador Rui Costa (PT), que é de privatização da gestão da saúde, entregando a saúde para setores financeiros, setores de grupos econômicos gerenciar e isso precariza, assim como a terceirização de contratação de mão de obra, pejotização para médicos”, observou o candidato, que concorre a um cargo majoritário pela primeira vez. Em 2018, ele foi candidato a 2º suplente na chapa do então candidato ao Senado Fábio Nogueira.
Segundo Rosa, seu programa prevê a gerência das unidades de saúde por parte do próprio estado, de forma autônoma. “Através da secretaria da saúde, fazer concursos aos trabalhadores da saúde, em todos os seus setores e cargos: médicos, enfermeiros, técnicos, maqueiros, enfim, ter uma saúde verdadeiramente estatizada”, indicou.
Na avaliação do candidato, apenas dessa forma será possível garantir mais qualidade no atendimento à população, bem como garantir a ampliação dos serviços. “Considerando que isso potencializa o recurso, visto que ele fica no próprio estado e pode voltar como investimento para a saúde, para melhorar o serviço e ampliar o atendimento”, afirmou.
Plano de governo
Embora o candidato já tenha falado sobre o desejo de diminuir o tamanho da fila da regulação e dar mais transparência à mesma, o plano de governo de Rosa não aborta diretamente essa questão. Atualmente, o problema é tido como grande gargalo da saúde baiana, como retratamos na primeira matéria deste especial.
De acordo com o plano de governo do candidato, que destaca o posicionamento histórico do PSOL pela “defesa e ampliação do Sistema Único de Saúde, público, estatal, descentralizado e intersetorial”, haverá um posicionamento em torno de alternativas “coerentes e objetivas”, sob os interesses das classes trabalhadoras.
O documento defende ainda, que a saúde é resultante de diversos processos que impactam o dia a dia de cada trabalhadora e trabalhador: “as condições de moradia (favelas, ocupações, aldeias, quilombos); o sistema de transporte; a violência cotidiana; as condições e direitos trabalhistas; o acesso à educação e seus padrões de qualidade; as implicações estruturais de desigualdade relativas a raça, cor, gênero, orientação sexual, identidade de gênero, entre outros”.
Diante deste quadro, a plano aponta que somente com a identificação e o enfrentamento de cada um desses elementos, é que será possível “garantir condições mínimas e dignas de vida para toda população”.
Defesa do SUS
O plano defende também, que através da reafirmação permanente da luta pelo direito à saúde e sob a compreensão ampliada do processo de produção social da vida, é que se poderá orientar as políticas que definem as práticas sanitárias e o sistema que as organiza.
“O SUS é um legado das lutas pela construção de um sistema de saúde público e ampliado, articulado com a busca das mudanças estruturais que superem a sociedade capitalista, produtora de adoecimento e mal-estar, sintetizado na consigna ‘Saúde, Democracia e Socialismo'”, diz o documento.
Desta forma, são apontados alguns sentidos para a luta pela vida e pela saúde, como: “fortalecer o SUS, reverter a estrutura social e econômica capitalista que suga a vida dos trabalhadores, conter a Covid-19 e deter Bolsonaro. Não seremos capazes de salvar vidas se negligenciarmos qualquer um desses necessários desafios para a luta socialista”, aponta.
O candidato aposta ainda, na estatização da política de assistência social e no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas), “mantendo-se a luta por seu financiamento e gestão”.
Entre suas propostas, Rosa traz a concretização de uma “Vigilância em Saúde participativa com reconhecimento de saberes do cotidiano de populações vulnerabilizadas, originárias, tradicionais, do campo, água e florestas; para respostas rápidas pelo poder público no qual o povo é protagonista da transformação”.
Ele também defende a expansão da Atenção Básica como organizadora da rede, “instituindo equipes multiprofissionais segundo necessidades de saúde territoriais: saúde da família, saúde bucal, saúde mental, saúde do trabalhador, consultório na/de rua, entre outros”.
Também são propostas de Rosa: efetivar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), garantir 5% do orçamento público federal para a efetivação do SUAS, realizar concursos públicos e investimento real nas condições de trabalho e estruturação dos serviços socioassistenciais, garantir a qualidade dos serviços nos diferentes territórios, considerando aspectos socioculturais e ambientais, entre outros pontos.
Leia também:
ACM Neto promete zerar a fila para atendimentos de AVC, parto e infarto
Jerônimo promete redução em fila de regulação e apresenta propostas inclusivas
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional