Em oito anos de gestão, Rui Costa ficará marcado como ‘tocador de obras’
Apelido de ‘Correria’ – invenção do marketing – ajudou na construção da imagem de bom gestor
Aos 59 anos, Rui Costa (PT) encerra o segundo mandato como governador da Bahia. Um dos maiores feitos nesses oito anos ocupando o Palácio de Ondina partiu da comunicação, quando cunhou o apelido ‘Correria’ para designar o quão trabalhador ele era. A propaganda ‘pegou’ tanto no inconsciente dos baianos que Rui passou a ser sinônimo de bom gestor.
O atual governador e futuro ministro da Casa Civil é tido como ‘tocador de obras’. É fato. Na primeira gestão, elegeu a saúde como prioridade. De lá para cá, construiu hospitais e policlínicas.
Foram diversas unidades hospitalares construídas e 28 policlínicas espalhadas pelo estado. Ainda assim, o governo sofreu críticas por causa da famigerada fila da regulação, também conhecida como ‘fila da morte’.
A cobertura na atenção básica também ficou aquém, quando comparada a de outros estados. O governo culpa a Prefeitura de Salvador, cuja cobertura puxaria pra baixo o índice estadual.
Com uma comunicação eficiente, Rui sofreu poucas críticas ao longo dos seus oito anos de mandato. Embora a segurança pública e a educação tenham deixado muito a desejar, o discurso reverberado pela oposição ficou restrito às redes sociais.
Não há como inferir que Rui tenha sofrido desgaste por causa da desastrosa política de segurança e da gestão na educação, uma vez que ao final do segundo mandato continuou com alta popularidade e conseguiu fazer seu sucessor, Jerônimo Rodrigues, um mero desconhecido até os primeiros dias de campanha.
Ainda como ‘tocador de obras’, o governador petista fez grandes construções em Salvador. Ele foi um dos responsáveis por tirar do papel obras como a expansão do metrô e a construção de novas avenidas.
Se tocando obras, Rui pareceu impecável em diversas áreas, o mesmo não se pode dizer sobre a segurança pública e a educação.
No ano passado, a Bahia registrou o maior número absoluto de mortes violentas entre os estados brasileiros, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Na educação, a Bahia está entre os últimos lugares do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Apesar de o problema ser a má qualidade de ensino e o baixo aprendizado do aluno, nesta reta final da gestão escolas de alto padrão estão sendo entregues tanto na capital quanto no interior.
Rui Costa é tido como frio e pragmático. Um episódio marcou sua atuação de forma negativa. No início da gestão, quando uma chacina no bairro do Cabula, em Salvador, deixou 12 jovens mortos por policiais militares, o petista comparou a ação dos PMs a um “artilheiro em frente ao gol” – que precisa tomar decisões de forma rápida.
No segundo mandato, a sua atuação diante da pandemia da Covid-19 rendeu elogios. Rui teve postura firme na definição de medidas restritivas. No entanto, passou a ser investigado após liderar a compra de um lote de respiradores, pelo Consórcio Nordeste, que não foram entregues. O pagamento foi feito pelos governos, mas parte do dinheiro não foi restituída.
Rui se disse vítima de pessoas desonestas: “Nós fomos roubados em um momento de desespero para conseguir respiradores”, disse à Folha em dezembro de 2021 ao ser questionado sobre o episódio.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional