Em duelo de direitos de resposta, Lula e Bolsonaro trocam acusações

Candidato à reeleição chama ex-presidente de “traidor da Pátria” e “ex-presidiário” e ouve do petista que precisa “parar de mentir”


Vixe d-flex me-2
Ana Paula Ramos 29/09/2022 23:44 Política

Em três pedidos de direito de resposta seguidos, ainda no primeiro bloco do debate da TV Globo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) trocaram acusações sobre episódios de corrupção durante os governos petistas e o atual.

Lula questionou Bolsonaro sobre sua gestão durante a pandemia e as acusações levantadas pela CPI da Covid. Bolsonaro respondeu mencionando a prisão do ex-presidente e fazendo críticas aos episódios de corrupção durante os governos do PT. “Tome vergonha na cara, Lula”, afirmou o atual presidente.

O petista pediu o primeiro direito de resposta após ataque de Bolsonaro, que o havia chamado de “ex-presidiário” e “mentiroso”. 

“Num debate entre pessoas que querem ser presidente da República, se o atual presidente tivesse um mínimo de honestidade… o mínimo de seriedade. Ele falar que eu montei quadrilha? Com a quadrilha da rachadinha dele que ele decretou sigilo de cem anos, com a rachadinha da família, sabe, do Ministério da Educação? Com barras de ouro? Ele falar de quadrilha comigo? Ele precisava se olhar no espelho e saber o que está acontecendo no governo dele”, disparou Lula, que,  diferentemente do primeiro debate, elevou o tom contra Bolsonaro.

“Você, quando vier no microfone, você se comporte como presidente. Respeite quem está assistindo, não minta! Não minta que é feio um presidente da República mentir como você mente toda hora, descaradamente, não é possível”, disse o petista.

Na sequência, Bolsonaro também disse que se sentiu ofendido e pediu um novo direito de resposta.

“Mentiroso! Ex-presidiário, traidor da Pátria. Que rachadinha? Rachadinha é teus filhos! Roubando milhões de empresas! Após a tua chegada ao poder, que CPI é essa? Da farsa? Que você vem defender aqui? O que achou a meu respeito? Nada! Que dinheiro de propina? Não teve propina, propina teve o seu Carlos Gabas, do consórcio nordeste! Dos governadores amigos teus”, atacou Bolsonaro.

O ex-presidente Lula recebeu um novo direito de resposta, após ser acusado pelo atual presidente pela morte de Celso Daniel, ex-prefeito de Santo André.

“Não é possível conviver com alguém com tamanha cara de pau. Não tive nada a ver com isso. Pare de mentir porque o povo não aguenta mais”, criticou Lula.

 

‘Amiguinho’ no STF

O presidente Jair Bolsonaro afirmou também que os processos contra o ex-presidente Lula só “deixaram de existir” porque existia um “amiguinho” no Supremo Tribunal Federal (STF). 

“Tu foi condenado em três instâncias”, disse Bolsonaro a Lula, num direito de resposta concedido pela organização do debate. O presidente também mencionou delatores de esquemas de corrupção durante os governos do PT.

O chefe do Executivo também se defendeu de críticas a sua gestão na pandemia de Covid-19 e ao aumento da fome e da pobreza no País. “Para de mentir. Quando se fala em fome, eu dei R$ 600 reais de Auxílio Brasil”, disse Bolsonaro.

O ex-presidente Lula usou seu direito de resposta para elencar o que considera falhas do governo de Jair Bolsonaro e os recentes escândalos envolvendo o chefe do Executivo.

“Queria lembrar as pessoas que, graças ao que fizemos [no meu governo], fomos capazes de descobrir a corrupção e punir os culpados. Quando o nosso candidato [Bolsonaro] vem aqui e diz para apresentar vacinas, vou lembrar aqui alguns escândalos: 51 imóveis, mansão de 6 milhões, rachadinhas de Queiroz”, apontou o petista.

Tags


home

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional