Em carta à vice-presidência, empresas cobram do governo “combate inflexível” a desmatamento na Amazônia
O documento deverá ser apresentado também ao Supremo Tribunal Federal (STF), ao Senado Federal, à Câmara dos Deputados e à Procuradoria-Geral da República (PGR)
Um grupo formado por 36 empresas e quatro organizações empresariais dos setores industrial, agrícola e de serviços cobraram do governo federal “combate inflexível e abrangente” ao desmatamento ilegal na Amazônia. Uma carta foi protocolada junto à Vice-Presidência da República e ao Conselho Nacional da Amazônia Legal.
De acordo com informações do jornal Folha de S.Paulo, o documento deverá ser apresentado também ao Supremo Tribunal Federal (STF), ao Senado Federal, à Câmara dos Deputados e à Procuradoria-Geral da República (PGR).
Na carta, o grupo demonstra preocupação com o impacto negativo da política ambiental adotada pelo governo Jair Bolsonaro na imagem pública do Brasil no exterior. Essa percepção internacional causa prejuízos no sentido reputacional, como também no desenvolvimento de negócios e projetos para o país.
Além da perspectiva política e econômica, os empresários admitem a necessidade de preservação de biomas naturais para a preservação do planeta e do ser humano. “Nossa sobrevivência está diretamente ligada à preservação e valorização dos seus recursos naturais. Os impactos sociais e econômicos causados em escala global e de forma inédita pela pandemia de Covid-19 nos advertem que a consumação de riscos associados à quebra do equilíbrio ecossistêmico traz consequências devastadoras quando negligenciados”, diz a carta.
O grupo propõe algumas ações para reverter a reação negativa de investidores e consumidores estrangeiros. Entre elas: combate “inflexível e abrangente” ao desmatamento ilegla na Amazônia e outros biomas; inclusão social e econômica de comunidades locais; minimização do impacto ambiental no uso dos recursos naturais; valorização e preservação da biodiversidade; adoção de mecanismos de negociação de créditos de carbono; direcionamento de financiamentos e investimentos para economia circular de baixo carbono; pacotes de incentivos para a recuperação econômica dos efeitos da pandemia de Covid-19, condicionada a uma economia circular e de baixo carbono.
No entendimento dos empresários, o Brasil tem oportunidade, recursos e conhecimento para “dar escala às boas práticas” e planejar um futuro sustentável para o país.
“Precisamos fazer as escolhas certas agora e começar a redirecionar os investimentos para enfrentamento e recuperação da economia brasileira em um modelo de economia circular, de baixo carbono e inclusiva, em que não há controvérsias entre produzir e preservar”, acrescentam os empresários.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional