Éden diz que ACM Neto cria ‘polêmica para ver se aparece’ ao rebater críticas sobre educação
Ex-prefeito de Salvador acusou governador de criar mundo paralelo e aponta dados do IGBE que colocam a Bahia com maior número de analfabetos no país
O presidente do PT-BA, Éden Valadares, rebateu, nesta terça-feira (21), as críticas do vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, sobre a educação na Bahia. O ex-prefeito de Salvador acusou o governador Jerônimo Rodrigues (PT) de criar mundo paralelo e divulgou, em suas redes sociais, dados do IGBE que coloca Bahia com maior número de analfabetos no país.
A troca de farpas entre Neto e Éden acontece desde a semana passada, e o petista, mais uma vez, saiu em defesa do correligionário. O dirigente partidário afirmou
que o candidato derrotado por Jerônimo ao governo do Estado “faz um recorte negativo sobre os índices de analfabetismo, escondendo os avanços, como por exemplo, o fato de que foi a Bahia que mais alfabetizou pessoas em todo o Brasil entre 2010 e 2022”.
“Esse cara anda muito desocupado. Não tem tarefa, não tem trabalho, não tem missão e fica criando polêmica para ver se aparece”, disse Éden. “Ele pega um dado, tira do contexto e cria uma narrativa para fazer oposição pela oposição. Sim, é verdade que o número absoluto da Bahia é o maior do país, mas ele esquece de dizer que foi justamente a Bahia que mais alfabetizou entre 2010 e 2022. Mais de 308 mil baianos e baianas foram alfabetizados nesse período, nos governos do PT, líder nacional”, completou.
Éden destacou que Neto “também omite a redução da taxa de analfabetismo”. “Outra coisa que ele esqueceu de dizer é que a taxa de analfabetismo recuou de 16% para 12%, e é a menor entre todos os estados do Nordeste. Esse é o trabalho do governador e professor Jerônimo, que tem mobilizado educadores, gestores e professores por toda a Bahia para priorizar a educação. E é justamente por isso que a pesquisa mostrou que a taxa de analfabetismo caiu em todos os municípios da Bahia. Então, não vamos cair na pilha do desocupado, ele não tem mandato, não é presidente do partido dele e passa o dia inteiro criando polêmica vazia”.
Éden afirmou ainda que enquanto o ex-prefeito “faz crítica pela crítica”, o governador “segue empenhado firmemente para a educação na Bahia avançar cada vez mais”. “Nós temos um Governo, um Estado para cuidar e muito trabalho para fazer. E essa é a marca do governador Jerônimo. Por isso está aí o projeto Paulo Freire, o projeto Sim Eu Posso e o EJA, alfabetizando, só nesse ano, mais de 125 mil pessoas por toda a Bahia em mais de mil escolas, em 403 dos 417 municípios. E, reparem, esses são dados do IBGE, que o derrotado preferiu não falar. Aí resta saber quem está certo se é ele ou IBGE”, concluiu.
Troca de farpas
ACM Neto e petistas têm trocado farpas pela imprensa desde semana passada. Na última terça-feira (14), o ex-prefeito de Salvador chegou a dizer que a gestão de Jerônimo é marcada por avanço de facções criminosas e aprovação automática dos alunos da rede estadual. Um dia antes, o ex-prefeito também afirmou que falta liderança política do governador em relação a seus antecessores, os ex-governadores Jaques Wagner e Rui Costa (ambos também do PT). Já na sexta (17), o dirigente partidário acusou o petista de não aproveitar o alinhamento político com o presidente Lula (PT) para impulsionar o desenvolvimento do Estado. Nesta segunda (21), antes de atacar a educação, Neto disse ainda que Jerônimo lança ‘mais uma pérola’ ao comparar violência da Bahia com Europa.
Na ausência do governador na Bahia, que estava em sua quarta missão internacional, onde visitou Roterdã (Holanda), Bruxelas (Bélgica) e Berlim (Alemanha), o presidente estadual do PT, Éden Valadares, e o senador Jaques Wagner saíram em defesa do correligionário ao afirmarem que Neto não aceita ter perdido as eleições para Jerônimo e enaltecerem gestões do PT no Estado. Já o próprio governador rebateu Neto nesta segunda, que diz se basear em pesquisas para apoiar candidatos nas eleições em outubro. “A política é uma boa oportunidade de a gente mostrar quem é grato e quem é ingrato”, disparou o governador.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Leia também:
ACM Neto diz que Jerônimo lança ‘mais uma pérola’ ao comparar violência da Bahia com Europa
Jerônimo afirma que manterá foco no combate às facções criminosas
Governador alfineta ACM Neto: “Ex-prefeito não trabalha formando grupo”; confira vídeo
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional