Diretor da ANS diz que soube do caso Prevent pela CPI da Covid
Senadores apontam omissão da agência reguladora
O presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), afirmou à CPI da Covid que deflagrou uma série de medidas contra a Prevent Senior. No entanto, ele reconheceu que a ofensiva se deu apenas após a divulgação dos fatos pela Comissão. Os membros do colegiado, então, apontaram uma grave omissão da agência reguladora.
O depoimento de Rebello Filho ocorreu nesta quarta-feira (6), após ele ter sido convocado para explicar as ações e eventuais omissões da ANS em face das denúncias contra a Prevent.
A operadora entrou no radar da CPI após a elaboração de um dossiê por médicos, que apontam que os hospitais da rede eram usados como laboratórios para estudos do ‘tratamento precoce’ contra a Covid-19, com medicamentos sem eficácia comprovada para combater a doença.
O presidente da ANS anunciou a instauração de uma “direção técnica” na Prevent Senior, após a apuração indicar “pontos sensíveis” e “indícios de falhas operacionais”. A medida consiste em designar um diretor para acompanhar de dentro da operadora as ações e medidas colocadas em prática.
Rebello Filho buscou transmitir a mensagem de que a ANS agiu rápido, determinando diligências após tomar conhecimento das denúncias.
“No curso das apurações, foram verificados elementos que contradizem a versão inicial apresentada pela operadora. Desta forma, foram constatados indícios de infração para conduta de deixar de comunicar os beneficiários as informações estabelecidas em lei […]. A ANS lavrou um auto de infração, estando a operadora na figura de investigada perante a agência”, afirmou.
O passo seguinte foi uma medida administrativa, chamada de visita técnica-assistencial.
“E após a avaliação dos fatos, há pontos sensíveis e indícios de falhas operacionais, então dessa feita a operadora será notificada acerca da instauração de regime especial de direção técnica, a qual possui um rito específico que será devidamente observado pelos técnicos da ANS. Tal regime especial tem o propósito um acompanhamento mais próximo da ANS, não sendo seu objetivo final a retirada da operadora do mercado, mas garantir a manutenção da qualidade assistencial aos beneficiários”, disse no depoimento.
“Sim [a medida entrará em vigor imediatamente], vamos só concluir, tem um relatório preliminar, um rito interno dentro da agência e vamos dar início à direção técnica, enviando um diretor-técnico para estar acompanhando diariamente os fluxos e os processos dentro da operadora em questão”, completou.
Segundo resolução normativa da agência, cabe ao diretor-técnico nomeado pode propor à ANS o afastamento de diretores da operadora de saúde, pedir que a agência vete ações da empresa, pedir informações e pode mesmo pedir a retirada “ordenada” da operadora do mercado.
“Ele não tem poder de gestão, mas pode sugerir ações para a ANS”, afirmou o diretor.
Pelas regras da ANS, o diretor-técnico deve preferencialmente ter “experiência em saúde ou regulação de saúde” e atuar na área de saúde suplementar ou em instituições financeiras. O salário desse fiscal, cerca de R$ 14 mil, é pago pela operadora.
Os membros da CPI elogiaram a medida, mas foram praticamente unânimes ao apontar que ela foi tomada de maneira tardia, deixando assim de evitar mortes nos hospitais da operadora.
* Com informações da Folhapress.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional