Desmembramento do Ministério da Economia abre disputa por cargos
Integrantes do órgão avaliam que a presença de Bianco na nova pasta do Trabalho seria uma forma de Paulo Guedes não perder totalmente o poder
O anúncio do desmembramento do Ministério da Economia com a recriação da pasta do Trabalho abriu uma disputa por postos considerados estratégicos no governo. O nome do atual secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, é cotado para mais de uma função, enquanto técnicos relatam ambiente de incerteza sobre os cargos da pasta nova.
Com a criação do mais novo ministério do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Guedes perderá o controle da área que formula políticas de emprego do governo. Com isso, fica incompleto o trabalho de implementação de um programa para formalização de jovens, que tramita no Congresso. Guedes também não conseguiu promover uma desoneração da folha salarial das empresas e uma flexibilização das leis trabalhistas.
O ministro da Economia pretende seguir participando dessas medidas. Agora, no entanto, ele não terá poder de decisão final.
Apesar de Guedes sempre ter se colocado contra o desmembramento de sua pasta, a recriação do Ministério do Trabalho é minimizada por interlocutores. A avaliação é de que não haverá efeito negativo sobre os trabalhos da Economia.
Após o anúncio da separação, o nome de Bruno Bianco passou a ser cotado para a vaga de secretário-executivo do novo ministério, a ser comandado por Onyx Lorenzoni em um momento em que o governo divulga sucessivos aumentos no saldo de emprego.
Membros da Economia avaliam que a presença de Bianco na nova pasta seria uma forma de Guedes não perder totalmente o controle sobre o órgão que, além de desenvolver os programas de emprego, concentra porção relevante do Orçamento do governo ao centralizar as contas da Previdência.
Na equipe econômica, foi selecionada que a nova pasta acomodará Trabalho e Previdência. Mas ainda não está definido se Onyx realmente coordenará a área previdenciária.
Ao mesmo tempo, o nome de Bianco também entrou na lista de apostas para assumir a Advogacia-Geral da União (AGU). Ele é servidor de carreira do órgão e deverá ser cotado para substituir André Mendonça, indicado à vaga de Marco Aurélio Mello no Supremo Tribunal Federal (STF).
Essa possibilidade, no entanto, é alvo de disputa entre as carreiras que compõem a AGU. Advogados públicos estariam fazendo pressão contra a indicação de Bianco, que é da carreira dos procuradores federais.
Além disso, os membros da Economia relatam incerteza em relação ao futuro dos quadros que hoje compõem uma secretaria. A percepção é que o Onyx costuma mudar de ministério e levar sua própria equipe, promovendo grandes mudanças na estrutura dos órgãos.
* Com informações da Folha de S. Paulo.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional