Deputado Hassan cobra providências da ANTT para evitar novas tragédias na BR-116
Somente em janeiro deste ano, já foram registrados 52 acidentes com 24 vítimas fatais
Analisando estatísticas da Polícia Rodoviária Federal da Bahia (PRF) sobre acidentes e mortes na BR-116, administrada pela ViaBahia, o deputado municipalista Hassan (PP) lamentou o estado de abandono da rodovia.
“A perspectiva é sombria, e os números causam preocupação. Se a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) não intervir no contrato de concessão com a ViaBahia, vamos infelizmente, lamentar a perda de muito mais vidas”, afirmou Hassan.
De acordo com a PRF, somente em janeiro do ano passado ocorreram 37 acidentes no trecho sem duplicação da BR-116, com quatro mortos, enquanto que em janeiro deste ano, já aconteceram 52 acidentes, com 24 vitimas fatais.
Reafirmando que vai intensificar a luta pela retomada das obras de duplicação da BR-116, Hassan informou que “assim que retornarmos às atividades parlamentares, ainda nesta semana, vamos propor aos deputados da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Alba uma nova audiência na ANTT, para cobrar providências contra o descaso da ViaBahia e a retomada das obras de duplicação”.
Números da PRF, fechados nesta segunda-feira (29), revelam que em janeiro do ano passado, no trecho duplicado da BR-116, de Feira até o Paraguaçu, ocorreram 11 acidentes, sem registro de vítimas fatais. Em janeiro deste ano nesse mesmo trecho, foram seis acidentes, também sem óbitos. Ou seja, isso demonstra que na rodovia onde foi feita a duplicação, a possibilidade de acidentes é infinitamente menor, avalia Hassan.
“Até quando vamos conviver com mortes diárias em nossas estradas, provocadas pela omissão, desmandos e irresponsabilidade desta que é a pior concessionária do Brasil, diante do silêncio da ANTT?”, questiona Hassan.
O parlamentar afirma que é inaceitável que a situação persista dessa forma. “Não podemos permitir que mais mortes aconteçam nas nossas estradas. A ViaBahia precisa ser responsabilizada, a ANTT tem o dever de tomar providências, e o judiciário precisa dar seguimento nas ações contra a concessionária que correm há anos sem soluções.”
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