Deputado diz que não há garantia de que a Bahia receberá 9,7 milhões de doses da vacina Sputnik V. “Quem pagará a conta?”
Como as 9,7 milhões de doses serão custeadas pelo PNI, Alan Sanches diz que o critério de distribuição do imunizante ficará com a União
Integrante da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Alan Sanches (DEM) questionou, nesta quinta-feira (18), a falta de garantia de que a compra das 9,7 milhões de doses da vacina contra o coronavírus Sputnik V será destinada exclusivamente à Bahia.
Anunciada pelo governador Rui Costa (PT) e pelo Consórcio Nordeste, a aquisição do imunizante será custeada pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), do Governo Federal.
“Estou torcendo para que sejam entregues todas as doses anunciadas. Mas, esse não tem sido o entendimento. Até porque, quem vai pagar as vacinas Sputnik V? Rui comprou, anunciou, mas não pagou. Então, infelizmente, não vai levar, pois transferiu para o governo federal pagar a conta”, diz o deputado, ao citar o custo previsto de R$540 milhões para a aquisição do imunizante.
Alan Sanches acredita que o fato de o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), ter de custear a aquisição das vacinas, impedirá a distribuição prioritária ao Nordeste e à Bahia.
União contradiz governador
Na linha do questionamento feito por Alan Sanches, o ministro da Cidadania, João Roma (PRB), declarou, em entrevista à TV Record nesta quinta, que a aquisição da vacina russa contra a Covid-19 será feita pelo governo federal e não pelo governador Rui Costa, do PT, como anunciado pelo Estado.
“Eu vi notícias passando de que o Governo do Estado está disponibilizando. Na verdade, são vacinas adquiridas pelo governo federal. Então é muito bom ter clareza em relação a isso perante à população”, disse o republicano.
Roma emendou dizendo que o presidente Jair Bolsonaro “tem sim feito a sua parte”. “Não só no envio das vacinas, como também em todo amparo social para as famílias”, acrescentou o ministro.
Anúncio de vacinas
Em negociação com o Fundo Soberano Russo, o Governo da Bahia anunciou a compra de 9,7 milhões de doses da vacina Sputnik V.
As primeiras doses do imunizante devem chegar em abril ao Brasil, embora o uso emergencial e definitivo ainda não tenham sido aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Assim como o governador Rui Costa, o Consórcio Nordeste negociou a compra de 37 milhões de doses do imunizante russo. Os custos, a logística e a distribuição dessas vacinas também ficarão a cargo do PNI.
A previsão é que o cronograma de entrega começa em abril, com 2 milhões de doses. Depois mais 5 milhões em maio, 10 milhões em junho e 20 milhões em julho. Há a possibilidade de o montante de 5 milhões ser antecipado para maio.
Até o fechamento desta edição, a assessoria de comunicação do governo da Bahia não respondeu à reportagem do Portal M!. A matéria será atualizada, em caso de respostas do estado.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional