“Depois do coronavírus, as fake news foram o grande adversário na pandemia”, diz André Curvello

Secretário estadual de Comunicação é apontado como um dos melhores quadros do governo Rui Costa


Vixe d-flex me-2
redacao 06/09/2021 08:29 Política

O Secretário estadual de Comunicação, André Curvello, falou para o editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, em entrevista ao jornal A Tarde, sobre os desafios do cargo e diz que a “comunicação foi um dos alicerces” para que o governo tivesse um excelente desempenho na gestão da crise de saúde pública e que depois do coronavírus, “o grande adversário na pandemia foram as fake news”.

“Eu acho que depois do coronavírus, as fake news foram o grande adversário na pandemia. Você promover fake news em plena pandemia, você vendo no seu estado, no seu país milhares de pessoas morrendo, é de uma covardia absurda. Isso antes mesmo da pandemia tomava muito tempo da gente, enquanto secretaria de comunicação, e se intensificou também na pandemia”, ressaltou.

André falou ainda sobre a criação do site ‘Bahia Contra o Fake’, ferramenta que considera um “um adversário bastante forte” contra a propagação de fake news.

“Nós somos o terceiro país que mais utiliza o WhatsApp, por exemplo. E é justamente essa ferramenta, essa plataforma que é mais utilizada para a propagação de fake news. A gente vê que nas pesquisas mais de 60% das pessoas compartilham o WhatsApp sem ler, sem a leitura devida e sem conferir a informação. Eu digo que é um câncer maligno porque efetivamente destrói reputações ou destrói vidas, famílias. Eu considero um crime absurdo, um crime cometido por pessoas sórdidas e covardes”, explicou.

“É um elemento de enfrentamento constante, mas que infelizmente as redes sociais que deveriam ser utilizadas como um instrumento de aproximação, como aprimoramento de informação, como disseminação de informações, de conhecimentos positivos, terminam sendo ocupadas por criminosos covardes”, completou.

Jornalista experiente e apontado até mesmo pela oposição como um dos melhores quadros do governo, Curvello avaliou seu trabalho à frente da Secretaria de Comunicação, “procurando atuar com máxima correção”.

“O primeiro ponto é essa questão da oposição. Eu tenho, ao longo da minha vida profissional, sempre procurado atuar com máxima correção, buscando ouvir, buscando dialogar, buscando o debate saudável e respeitoso. Então existe da nossa parte um respeito muito grande pela oposição e respeito pelos posicionamentos adversos, pelo contraditório. Então isso aí termina por construir uma relação saudável e de respeito. Eu acho que a vida a gente vai construindo com respeito, vai tentando solidificar amizades ao longo dos anos”, explicou.

André Curvello conseguiu ainda ajudar o governador Rui Costa (PT) a construir uma imagem de gestor, se distanciando da política e até mesmo dos desgastes do PT. Para ele a estratégia estratégia foi de apenas informar “o trabalho fantástico que o governador Rui Costa vem fazendo pelo estado”.

“Eu acho que o governador tem uma história de gestão ao longo dos anos como secretário do governo Jaques Wagner, foi uma peça fundamental, mostrou toda a sua competência como gestor, raras são as pessoas que conhecem a Bahia como ele conhece. Aprendeu muito na gestão Jaques Wagner. E a imagem, a parcela de contribuição da comunicação é apenas informar o trabalho fantástico que o governador Rui Costa vem fazendo pelo estado. Então eu digo que a contribuição é bastante simples, é informar a verdade, e a verdade é um trabalho que tem sido feito em todos os cantos da Bahia”, pontuou.

Por fim, o secretário explicou ao Portal M!, de como a comunicação ajuda a evitar os desgastes e cansaço de material que é gerado pelo tempo.

“Os desgastes existem em qualquer governo. Existe no primeiro ano, existe no terceiro, no quarto, e é normal isso em qualquer governo, seja ele na esfera municipal, estadual ou federal. Aqui na Bahia essa gestão é democrática, de muito trabalho, uma gestão de cuidar das pessoas que começou com o brilhante trabalho desenvolvido pelo governador Jaques Wagner. Teve a continuidade com o governador Rui Costa e a prova de que é um trabalho que não demonstra fadiga é justamente o resultado das eleições em primeiro turno, as vitórias consecutivas, e avaliações positivas das duas gestões”, explicou.

“É um projeto de governo democrático, transparente, que visa cuidar das pessoas e que nesses últimos anos, seguramente, eu não me lembro de ter se realizado tanto em todas as áreas como nesse projeto Wagner-Rui. Então eu acho que os desgastes são naturais, existem em qualquer governo, mas que são minimizados e têm percentuais pequenos em virtude do trabalho que continua gerando esperança e que as pessoas querem que continue”, finalizou.

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional