De olho em 2022, Bolsonaro aumenta em 26% as viagens ao Nordeste
Região foi a única em que o presidente foi derrotado nas eleições de 2018
Já concentrado para a corrida eleitoral de 2022, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem intensificado as viagens ao Nordeste. Do ano passado para cá, o chefe do Executivo nacional aumentou em 26,6% seus compromissos na região.
Levantamento feito pelo site Metrópoles com base na agenda presidencial mostra que Bolsonaro esteve em todos os nove estados da região em 2021. No total, o mandatário do país participou de 19 eventos no Nordeste. Em 2020, de março – mês em que se iniciou a pandemia de Covid-19 – a dezembro, foram 15 compromissos na região.
O estado mais visitado por Bolsonaro em 2021 foi a Bahia, com cinco eventos. Na sequência, aparecem Ceará, com três agendas, e Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte, com dois eventos em cada.
Em 2020, o presidente esteve duas vezes na Bahia. Já este ano, foram cinco viagens.
De março de 2020 a dezembro do mesmo ano, o estado do Ceará aparece como o mais prestigiado pelo presidente: foram quatro agendas.
“Cabras da peste”
O Nordeste é a única região em que Bolsonaro foi derrotado por Fernando Haddad (PT) no segundo turno das eleições de 2018. Na ocasião, o capitão conquistou 30% dos votos, enquanto o petista teve 69%. Em campanha pela reeleição, o titular do Planalto busca conseguir mais apoio na localidade, reduto eleitoral do ex-presidente Lula (PT).
Nas viagens que faz ao Nordeste, o mandatário, para se defender de acusações de xenofobia, costuma lembrar que conta com alguns “cabras da peste” em seu governo. São eles: Fábio Faria (Comunicações) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), ambos do Rio Grande do Norte; Gilson Machado (Turismo), de Pernambuco; João Roma (Cidadania), da Bahia; e Marcelo Queiroga (Saúde), da Paraíba.
Recentemente, Bolsonaro convidou Ciro Nogueira (PP-PI) para a Casa Civil, pasta definida pelo próprio presidente como “a alma do governo”. O piauiense pretende disputar o Governo do Estado em 2022 e, caso o casamento do Centrão com Bolsonaro dê certo, quer garantir também o palanque estadual para o chefe do Executivo federal.
Marinho e Faria podem se candidatar ao governo potiguar, mas ambos também estariam interessados em uma vaga no Senado. Faria está licenciado de seu mandato na Câmara. Já Marinho foi deputado federal por três mandatos.
Ciente do imbróglio, Bolsonaro disse nesta semana que os dois ministros devem chegar “a um bom entendimento” até as eleições do próximo ano
“São duas pessoas fantásticas que, com toda certeza, elevam o nome do nosso Rio Grande do Norte. Pode ter certeza de que esses dois aqui não vão ter problemas por ocasião de possíveis eleições futuras. Muito pelo contrário. Não é abrir mão de um deputado ou de um possível senador. Você não pode é abrir mão de dois ministros como eles são”, disse, na última quarta-feira (4), em entrevista à Rádio 96 FM, de Natal.
Já na Bahia, o presidente pretende ter o palanque de João Roma, do Republicanos, que também está licenciado de seu mandato na Câmara e pode se lançar a governador. Gilson Machado, filiado ao PSC, pode sair candidato ao Senado, ao lado do paraibano Queiroga, que também pode disputar vaga na Câmara alta pela Paraíba.
* Com informações do site Metrópoles.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional