Cresce em 100% o número de jovens aptos a votar na Bahia nas eleições de outubro
Ao Portal M!, Daniel Cardoso defendeu a necessidade de usar o seu voto para promover mudanças
A Bahia registrou um aumento significativo no número de eleitores jovens este ano. Dados do Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-BA) mostram que o total de eleitores baianos entre 16 e 17 anos cresceu em 100% na comparação com 2018. Atualmente, estão aptos a votar 177.548 jovens – o dobro dos 88.603 jovens cadastrados pela Justiça Eleitoral em 2018.
Entre os 88.945 novos eleitores neste ano, está o estudante Daniel Cardoso dos Santos, de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, que está empolgado em participar do seu primeiro pleito.
O jovem também se diz preocupado com o rumo que as coisas podem tomar no pós-eleição, sobretudo por conta dos conflitos de interesses e das rixas entre os partidos que monopolizam – e polarizam – a cena política atual.
“Vejo que os eleitores estão em uma disputa constante sobre o que diz respeito ao plano governamental dos candidatos a presidente do país, qual será o futuro do Brasil, se a gestão atual continuará e qual será a ‘mudança’, caso outro candidato vença as eleições deste ano”, pontuou.
Daniel também fez uma avaliação do cenário eleitoral no país. Para ele, a forma com que os eleitores se informam sobre a ação de cada governante em defesa da sua permanência e reconhecimento de méritos acaba influenciando muito na formulação do ‘candidato ideal’.
“Os eleitores, em sua maioria leigos no âmbito político, têm vontade de ‘criar um país ordenado e progressista’. Isso acaba influenciando muito em sua formulação do candidato ideal e merecedor de tal posição, seja em qualquer cargo político. No entanto, quando lhes são apresentados fatos diferentes da imagem que eles criaram sobre seus ídolos políticos, acabam entrando em negação”, observou.
Além disso, Daniel também manifestou preocupação quanto aos conflitos na política brasileira. Para ele, o cenário aponta para a possibilidade de ruptura institucional. “De fato, os acontecimentos recentes mostram o Poder Judiciário atuando de uma forma um tanto quanto monocrática, sobressaindo-se aos outros Poderes políticos”, aponta.
Diante deste cenário, o jovem defende a necessidade de usar o seu voto para promover mudanças significativas, não apenas na Bahia, mas também no Brasil.
“Quero acreditar em um governo que não usará seu povo, mas que será pelo povo, prezando pela segurança, saúde, educação e principalmente pela justiça, que está mais do que visível a desigualdade no país”, afirma.
Na opinião de Daniel, no entanto, ainda é possível sonhar com um cenário positivo, mas ele pondera que, para torná-lo real, é necessário que os candidatos eleitos estejam comprometidos.
“Para tornar [o sonho] realidade e poder afirmar que a política ainda vale a pena, é necessário que as pessoas à frente desses cargos estejam neles para lutar pelo povo, não para ludibriar, enganar, roubar, manipular”, afirmou.
Cenário local e nacional
Se na Bahia são 177.548 jovens aptos a votar, os números do TRE-BA apontam que a capital baiana conta com 23.063 deste total.
“Nas eleições deste ano, 177.548 jovens, com idade entre 16 e 17 anos, estão aptos a votar na Bahia. Em Salvador, o total de jovens aptos a participar do pleito é 23.063, isso corresponde à mesma faixa etária”, informou o TRE-BA, em nota.
O número de jovens de 16 e 17 anos aptos a votar também voltou a crescer em âmbito nacional, após duas décadas em queda, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A última vez em que foi registrado um aumento neste segmento, que não é obrigado a votar, foi em 2002.
Segundo dados da Justiça Eleitoral, o número de jovens com menos de 18 anos aptos a votar passou de 2,2 milhões, em 2002, para 1,4 milhão em 2018, o número mais baixo da série histórica. Já para as eleições deste ano, são 2,1 milhões aptos a votar em todo o Brasil.
Campanha de artistas
Nos últimos meses, diversos artistas realizaram campanha nas redes sociais para incentivar jovens a tirar o título de eleitor. Naquele momento, o TSE havia informado que o engajamento dos adolescentes de 16 e 17 anos era o menor já registrado desde o início desse tipo de acompanhamento, com apenas 10% dos menores de idade aptos a votar.
A partir daí, artistas como a cantora Anitta começaram a se mobilizar. A funkeira chegou a brincar em seu perfil no Twitter, dizendo só tiraria fotos com fãs maiores de 16 anos que tivessem título de eleitor.
Além dela, artistas como Zeca Pagodinho, a ex-BBB Juliette, Luísa Sonza, Lázaro Ramos e até astros internacionais, como Mark Ruffalo, reforçaram a importância de providenciar o título de eleitor para exercer o direito ao voto em outubro.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional