Convenção do PSOL e Rede oficializam candidaturas de Kleber Rosa e Tâmara Azevedo

Federação entre os dois partidos confirmaram as duas candidaturas ao governo da Bahia e ao Senado da República


Vixe d-flex me-2
redacao 29/07/2022 17:09 Política

Faltando menos de uma semana para o fim do prazo para as convenções partidárias, o PSOL e a Rede Sustentabilidade aprovaram os nomes de Kleber Rosa e Tâmara Azevedo para disputar, respectivamente, o governo da Bahia e o Senado da República. 

A oficialização das candidaturas pela coligação “Juntos Vamos Governar” aconteceu, na tarde desta sexta-feira (29), na convenção da federação PSOL-Rede Sustentabilidade. Na convenção foi homologado ainda a candidaturas de 40 deputados federais, 57 estaduais e 8 candidaturas coletivas. 

“Vamos trabalhar para combater a desigualdade social e a pobreza que, infelizmente, atinge milhares de famílias baianas. Vamos fazer na Bahia a abolição que o Brasil ainda não fez”, disse Kleber Rosa que vai ter como candidato a vice, Ronaldo Mansur. 

Perfil dos candidatos 

Kleber Rosa 

Filho de uma mulher sem terra, sertaneja e de um homem sem-teto, estofador, e soteropolitano, Kleber Rosa, 48 anos, é casado com a historiadora e professora, Aline Farias, pai de Luanda, 10 anos, e de Fidel, 25 anos. Nasceu em Salvador onde passou a infância no bairro do Engenho Velho da Federação e a adolescência e juventude no Nordeste de Amaralina. Kleber Rosa irá estrear na disputa eleitoral, ao lançar sua  primeira candidatura.

Ele é Cientista Social graduado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em “Educação Inclusiva e Diversidade”, mestre em “Educação de Jovens e Adultos” (EJA) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), professor de Sociologia da Rede Estadual de Ensino, investigador da Polícia Civil e fundador do Movimento dos Policiais Antifascismo, ativista do movimento negro, e se destacou como uma das lideranças das manifestações que lutaram pela implementação das cotas raciais na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Atualmente é diretor da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (FETRAB), Secretário de Comunicação do PSOL e dirigente nacional também do Partido Socialismo e Liberdade.

Ronaldo Mansur 

Ronaldo Mansur, 42 anos, é natural de Alagoinhas, pai de  Heitor Mansur, 6 anos ,  e de Maria Flor Mansur, 11 anos, é técnico em Meio Ambiente e Assistente Administrativo, estudante de Direito, concorreu ao cargo de vice-governador em 2014, na chapa com Marcos Mendes (PSOL), e a deputado federal, em 2018. Ronaldo Mansur assumiu a presidência estadual do PSOL Bahia, em 2015, atualmente, é tesoureiro estadual da sigla,  Secretário Nacional de Relações Institucionais, da Executiva Nacional do PSOL, membro do Diretório Nacional do PSOL, e dirigente da corrente “Revolução Solidária”, mesma tendência de Guilherme Boulos. 

Ronaldo Mansur mora no bairro do Nordeste de Amaralina, da capital baiana baiana, iniciou sua trajetória política na adolescência quando atuou como liderança do movimento estudantil em Salvador nos grêmios  dos Colégios Cupertino de Lacerda e Manoel Devoto. 
Participou ativamente de momentos históricos no movimento estudantil, dentre eles, o conhecido “maio baiano”, onde o então Carlista, César Borges, mandou agentes da segurança do Estado invadir a UFBA e agredir centenas de estudantes. Em 2003, participou também da ” Revolta do Buzu” , considerada uma das maiores mobilizações estudantis do Estado. Entre outras mobilizações e  diversas lutas dos trabalhadores da Bahia. 

De 2004 a 2005, juntamente com a senadora Heloísa Helena, Luciana Genro, João Fontes, Babá e centenas de lideranças nacionais, ajudou a fundar e a institucionalizar  o PSOL, sendo um dos primeiros coordenadores do PSOL na Bahia,  junto com Reinaldo Martins. Em 2006, foi um dos coordenadores da campanha de Heloísa Helena, na região Nordeste do país, na primeira Campanha Nacional do PSOL.

Tâmara Azevedo 

Nascida e criada em Salvador, Tâmara Azevedo é cientista social, ambientalista, gestora pública, makota, mãe, capoeirista e militante social.

Se iniciou na política no movimento estudantil da década de 90, quando foi diretora da UMES (União Municipal dos Estudantes Secundaristas) e ajudou a coordenar a luta dos “caras pintadas” pelo impeachment de Collor. Coordenou a juventude dos sete partidos que elegeram Lídice da Mata a primeira mulher prefeita de Salvador, numa vitória histórica da oposição de esquerda ao carlismo. 

Do movimento social, assumiu a tarefa de contribuir com a gestão pública municipal. Trabalhou na Coordenação Setorial do Carnaval de Salvador e na Fundação Gregório de Matos, quando idealizou o Pontão de Cultura da FGM, o projeto NO CORAÇÃO DA CIDADE, e o Programa Capoeira Viva . 

A luta feminista e o movimento negro sempre foram importantes espaços de luta para Tâmara, que participou do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, da coordenação da Escola Olodum e do Conselho Gestor da Salvaguarda da Capoeira na Bahia.

Como Gestora de Projetos de Desenvolvimento pelo BID/EDX, trabalhou na Bahiapesca onde implantou o Projeto de Desenvolvimento Sustentável da Pesca na Baía de Todos os Santos e na Secretaria de Turismo do Estado, onde coordenou o Escritório Internacional de Capoeira e Turismo e implementou as  Rede de Turismo Étnico Afro-Índígena e a Rede de Turismo Náutico e Cultural da Baía de Todos os Santos.

Em 2021, juntamente com o CEN – Coletivo de Entidades Negras, ajuda a criar na Bahia o movimento Revolução Solidária, corrente interna do PSOL liderada por Guilherme Boulos. Além de dirigente nacional do CEN e do PSOL, é conselheira da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco.

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional