“Contente, mas muito precavido”, diz Jerônimo sobre avanço da sondagem da ponte Salvador-Itaparica

Governador também revelou ter se reunido com CCR para discutir implantação do metrô até Campo Grande e VLT


Vixe d-flex me-2
Bruno Brito 14/03/2024 07:30 Política

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou, nesta quarta-feira (13), estar muito “contente”, porém “precavido” sobre as novas etapas do processo de sondagem da construção da ponte Salvador-Itaparica. O petista também revelou acreditar que, se não fosse a pandemia da Covid-19, a ponte poderia estar em “outro patamar” atualmente.

“Eu estou muito contente, mas precavido, porque nós estamos fazendo a nossa parte. Nós tivemos 2 anos e meio de pandemia, que dificultou bastante. Eu tenho certeza que se nós não tivéssemos a pandemia, que se nós não tivéssemos naquele momento um presidente que não ajudasse a gente como Lula ajudou, nós estaríamos em outro patamar hoje. Tanto é que logo após a pandemia, o consórcio reivindicou um reajuste nos valores do aço, da taxa de juros, do cimento, e nós corrigimos”, afirmou durante a entrega do PL que institui o programa Bahia pela Paz na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

Jerônimo também disse ter chamado a “responsabilidade” do consórcio e dito que deveria dar “conta” do “contrato”. “Tivemos reuniões diversas com a embaixada chinesa aqui no Brasil, em Brasília, com a embaixada brasileira lá na China para que o diálogo entre o presidente Lula e o presidente Xi Jinping pudesse se efetivar e eu estou muito contente”, disse.

Já sobre os processos de sondagens já iniciados, o petista afirmou não se tratar de uma “ação eleitoral”. “As duas sondagens que aconteceram, sondagens em terra firme, tanto em Vera Cruz quanto aqui no São Joaquim, do lado de Salvador, mas recentemente já em águas rasas e vocês viram aí, aquilo não foi encomenda para ação eleitoral, não combina com a gente”. 

O governador também ressaltou a expectativa para o início das sondagens em águas profundas, assim como aguarda que o consórcio “assine” os compromissos pendentes, e paguem as dívidas presentes na obrigação contratual.

“Eu quero, inclusive, que a Bahia possa torcer para que, da mesma forma que a gente torce e trabalhamos para dar certo, nós estamos trabalhando para que as sondagens em águas profundas aconteçam logo. Eu tenho muita fé que a gente iniciará em breve, já com o projeto executivo, o trabalho da ponte. Eu vou trabalhar muito, dia e noite. Irei na semana que vem, aguardando o resumo de acordo com o que acontecer essa semana. Eu irei à Brasília novamente para conversar com a embaixada, prestar contas ao embaixador e ao presidente Lula, porque nós temos pressa”. 

Reunião com CCR

O petista também revelou que se reuniu com a CCR para falar sobre o VLT do Subúrbio, o tramo 3 do metrô e outros assuntos. Sobre o Veículo Leve de Transporte (VLT) em substituição aos trens no Subúrbio Ferroviário em Salvador, Jerônimo revelou que nos dias 25 e 26 de março serão abertos os envelopes apresentando valores e as propostas técnicas.

“Então, são duas licitações, uma da parte de valor e a outra técnica. No dia 25, a gente abre os envelopes das empresas apresentando valores e mais adiante a gente abrirá os envelopes, as propostas técnicas. E aí eu espero que a gente possa, em breve, também iniciar as obras do VLT”, revelou.

Já sobre o tramo 3 do metrô, o governador afirmou que teve acesso a um relatório que indicou um superávit de passageiros em Águas Claras, fato que era esperado apenas em 2025. “Você imagina quando a gente estiver com a rodoviária funcionando. Estamos trabalhando para isso, já-já vocês também terão novidades sobre ela”, indicou.

Outro tema da reunião foi sobre a possibilidade da construção de um metrô até o Campo Grande. A demanda, segundo Jerônimo, está em estudo. Há ainda o desejo da implantação de um sistema ferroviário até Feira de Santana ou Camaçari, segundo o governador.

“Ver se tem viabilidade de implantação de um sistema ferroviário, de um trem ou algo equivalente que possa expandir e aumentar a captação de passageiros”, explicou.

 

Leia também:

Governador entrega projeto de Lei que institui ‘Bahia pela Paz’ à AL-BA

“Os baianos até hoje aguardam pela promessa do VLT”, cobra ACM Neto ao governador

Bahia receberá oito novos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional