Consultor defende planejamento estratégico na gestão pública
No Ciclo de Webinars do A Tarde, Fábio Rocha afirmou que, sem isso, a chance de a administração fracasssar é muito alta
É de extrema importância que um gestor municipal trace um planejamento estratégico, principalmente quando envolve promessas feitas na campanha eleitoral. Isso fará que a administração pública obtenha êxito, além de diminuir crises.
De acordo com diretor da Damicos, Fábio Rocha, que também é idealizador do programa de mentoria política e gestão pública, a primeira ação de um prefeito, quando assume, é entender o significado do planejamento.
“O planejamento é o mínimo. Sem ele, a chance é pendendo a zero da gestão ter sucesso. Não tem milagre, o contexto [da administração pública] é complexo, difícil, e o planejamento é a única forma de equilibrar a balança. Porque quanto menos eu tenho para qualquer coisa na vida, inclusive para o ambiente organizacional, a única saída é o planejamento”, afirmou o profissional, nesta quinta-feira (13), durante o Ciclo de Webinars de Gestão Pública Municipal do A Tarde, mediado pelo editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra.
Fábio Rocha chamou atenção para a importância do desenvolvimento de uma cultura forte de planejamento nas prefeituras. Para ele, um elemento importante é a ideia de um planejamento estratégico de longo prazo, que vá além do mandato. Ele ressalta que essa cultura é impossível de ser alcançada sem o engajamento do prefeito.
“[O prefeito é] um grande fio condutor da cultura do planejamento. Muitas vezes, ele não sabe nem o que fazer no dia seguinte. É importante conscientizar do significado da cultura do planejamento”, observa.
Entre os impactos da inexistência dessa cultura, segundo o profissional, estão a falta de clareza da prioridade da gestão, de engajamento com os secretários, gestores e servidores da prefeitura, além de outros problemas.
E ele mandou o recado: “Você, prefeito, que ainda não fez o mínimo de planejamento acorde, porque aquilo que começa errado, termina errado”.
Planejamento financeiro
Outro fator importante para a administração pública é o planejamento orçamentário e financeiro na gestão. Roberto Soledade, diretor da Afinco Consultoria e Assessoria, diz que pensar nisso é fundamental para a administração, porque é o mecanismo que permite ao prefeito organizar a própria atuação.
No Webinar do A Tarde, o profissional informou que a Lei Orçamentária Anual (LOA), um dos instrumentos de planejamento, é a norma principal do dia a dia da contabilidade da Secretaria de Financia e Fazenda dos municípios. “É a dinâmica onde as ações governamentais acontecem”, definiu.
“Na realidade prática, o que vale é a Lei Orçamentária Anual. É uma lei que estima a receita e fixa a despesa. Ela trabalha no binômio ‘receita x despesas’. Aí começam os grandes complicadores da gestão pública”.
Roberto explicou também os meios de receita nos municípios, como as tributárias, as vinculadas, as transferências voluntárias, de serviço e outras. “A carteira do gestor está aí”, orienta.
Um fator que o profissional chama atenção na fixação das despesas é a folha de pagamento dos servidores. Segundo ele, os municípios não podem gastar mais do que 60% nesta folha.
“A administração é obrigada a cumprir o orçamento, com o propósito de garantir a efetiva entrega de bens e serviços à sociedade. Essa é a razão de ser do poder público”, finaliza.
Leia também: Pandemia acelera mudanças no mercado de trabalho, afirma Fábio Rocha
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional