Comissão de Agricultura da AL-BA discute condições de trabalho de produtores de sisal

Grupo de trabalhado será criado com participação de parlamentares, produtores e integrantes do governo estadual e do MPT


Vixe d-flex me-2
Raiane Verissimo 05/06/2024 13:30 Política

A Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) propôs a criação de um grupo de trabalho para discutir melhorias das condições dos produtores de sisal no estado. O tema foi debatido, nesta terça-feira (4), durante audiência pública com a participação de deputados estaduais, produtores e representantes do governo do Estado.

O grupo de trabalho deverá ter a participação de parlamentares, produtores e integrantes do governo estadual e do Ministério Público do Trabalho (MPT). Na semana passada, inclusive, foi realizada uma reunião no MPT com a participação de membros da Comissão de Agricultura para debater propostas para melhorar as condições de trabalho dos produtores.

O deputado estadual Manuel Rocha (União Brasil), presidente do colegiado, afirmou que a pauta do sisal tem sido amplamente debatida na comissão e salientou a busca por soluções. “É importante que os agentes políticos possam conhecer de perto a realidade da situação. A criação desse grupo de trabalho é fundamental para que possamos formular medidas que possa proteger esta atividade econômica tão importante para a Bahia e para o Brasil, que gera milhares de empregos. Queremos apresentar ações concretas”, afirmou.

Proponente da audiência pública, o deputado estadual Luciano Araújo (Solidariedade) destacou a importância do sisal para a economia da Bahia. Ele pontuou que a situação atual de instabilidade prejudica este setor econômico e pode gerar desemprego.

“Queremos encontrar uma solução em relação ao trabalho, desenvolver algo em torno desta lavoura para que ela não acabe, não pare, porque do jeito que está vai faltar nas indústrias. O desemprego hoje já está atingindo os motores do sisal, as indústrias ainda têm estoque podem durar até três meses, mas depois disso as indústrias vão parar por falta de matéria prima. Estamos aqui hoje para defender este trabalhador, para que o desemprego não venha a acontecer na região sisaleira e que não seja um caos para o estado da Bahia”, disse.

O secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Osni Cardoso, informou que o governo tem adotado medidas que estão em curso, como a aquisição de um galpão e a compra de EPIs para 2 mil trabalhadores. “O que estamos iniciando agora são algumas ações para avançar no diálogo. A situação do sisal requer ações em conjunto, e essa audiência aqui pode ser um grande marco para nós”, afirmou.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Fibras Vegetais no Estado da Bahia (Sindifibras), Wilson Andrade, disse que o sisal está passando foi uma fase difícil, mas ao mesmo tempo com boas perspectivas. Ele revelou que as projeções globais apontam para um crescimento do setor, após 30 anos de perdas. 

“O mercado que já foi de 800 mil toneladas, hoje é de 250 mil toneladas”, contou.

Ele apresentou um cenário de uso do sisal em automóveis e na produção de etanol. Contudo, ressaltou que para ampliar o uso do sisal é preciso haver certificação nacional e internacional. 

“E essas certificações envolvem a responsabilidade ambiental e social. Todos nós temos responsabilidade para buscar o desenvolvimento disso junto com o governo”, frisou.

Sisal na Bahia

Introduzido na Bahia em 1910, o sisal passou a ser explorado comercialmente a partir da década de 1930. O Estado produz anualmente 140 mil toneladas de fibras de sisal, entre 68 municípios baianos produtores. 

A Bahia é o maior produtor do país, representando 90% dos números nacionais. O Brasil é o maior produtor mundial, representando 44,7% do total. O setor gera emprego e renda para cerca de 700 mil agricultores familiares.

Luciano Araújo ressaltou que, apesar da alta produção, a produtividade média na Bahia é de 1.200 quilos por hectare, número que ainda é baixo se comparado a outros países, como Tanzânia e Quênia, que alcançam mais de 2.800 quilos por hectare. A fibra do sisal é transformada em fios, cordas, tapetes e mantas, entre outros produtos.

No primeiro semestre do ano passado, o Brasil exportou 40 mil toneladas de sisal, representando movimentação econômica de 49,7 milhões de dólares. As exportações foram realizadas para 72 países, com destaque para China e Estados Unidos.

 

Leia também:

AL-BA: Comissão de Agricultura debate transtornos no açude de Cocorobó, em Canudos

Agricultura familiar terá espaço garantido na Bahia Farm Show 2024

Agricultura familiar: Governador entrega kits produtivos para 15 municípios da região Sudoeste

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional