Claudio Tinoco destaca que este ano a fiscalização dos camarotes do Carnaval será mais rígida
Vereador é presidente da Comissão do Carnaval
O presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Carnaval da Câmara Municipal de Salvador, vereador Cláudio Tinoco (União Brasil), falou na manhã desta quarta-feira (17), sobre sugestões e preparativos para a maior festa de rua do mundo na capital.
“Nós assumimos em outubro, fruto da licença do vereador Henrique Carballal, que era presidente desde o início da legislatura da Frente Parlamentar do Carnaval. Então, quando a gente assumiu em outubro e dada a minha experiência como ex-gestor durante oito anos do Carnaval, quatro como presidente da Saltur e quatro como secretário de cultura, nós não podemos fazer grandes intervenções no período tão curto. Até mesmo o planejamento da festa é feito com muita antecedência, então a gente não quer atrapalhar. A gente vai estabelecer um observatório da festa, não só durante o Carnaval propriamente dito, que começa com o pré-Carnaval no Fuzuê no dia 3 de fevereiro, mas já estamos fazendo uma série de visita às áreas de circuito, identificando exatamente algumas inadequações”, disse Tinoco em entrevista ao Portal M!, durante evento de entrega de requalificação da Rua Afonso Celso, na Barra.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) iniciou na terça-feira (16), a Operação Pré-Carnaval, que visa intensificar as vistorias aos camarotes e praticáveis instalados nos circuitos da folia.
“Levantei no último domingo um questionamento denunciando uma construção irregular de estrutura no promotório do Forte de Santo Antônio da Barra, o conhecido Farol da Barra. Isso porque desde o ano passado, a gente já vinha arguindo o IPHAN. Sabemos que é uma área tombada pelo patrimônio nacional, que precisam ter regras, consulta prévia, autorização prévia para se fazer qualquer construção. É claro que nós temos outros elementos, como por exemplo, uma visão que é melhor desconcentrar, desobstruir a área do largo do Farol da Barra para você melhorar exatamente esse aspecto de grande conflito e grande atrito. Um outro aspecto é que esse é um dos pontos, entre poucos outros pontos, como a Praça Castro Alves, como o Campo Grande, de grande visibilidade da festa”, frisou o vereador.
De acordo com o balanço da Sedur, até o momento, 16 camarotes e praticáveis solicitaram autorização de montagem e funcionamento ao órgão.
“Então isso já é, respondendo de forma objetiva o papel da frente parlamentar. Está fazendo um trabalho de observação e apontando. Nós tivemos, além da denúncia, a consulta ao IPHAN, a consulta ao Secretário de Desenvolvimento e Urbanismo que é responsável pelo licenciamento. Nós já identificamos outros pontos, tem camarote sendo construído, ocupando a área de passeio, isso está enfrentando o decreto de lei, e a gente vai está encaminhando também a Sedur um pedido de informações sobre as notificações que já foram produzidas. Não queremos criar uma dificuldade para o carnaval, pelo contrário, queremos criar as condições como poder legislativo e fiscalizador de contribuir para que a festa seja melhor para o folião e para quem trabalha na festa”, completou Tinoco.
Leia também:
Carnaval: MP recomenda divulgação contra violência de gênero pela Prefeitura de Salvador
“O governador está jogando a toalha em relação a Ponte Salvador-Itaparica”, dispara Claudio Tinoco
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional