Ciro Gomes se pronuncia sobre apoio a Lula no segundo turno
Ciro postou um vídeo nas suas redes sociais comentando a decisão; Confira
O PDT anunciou nesta terça-feira (4), que vai apoiar o candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, no segundo turno. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que ficou em quarto lugar no primeiro turno e pautou sua campanha por fortes críticas ao petista, seguiu a decisão da legenda.
Após o presidente do partido, Carlos Lupi, anunciar a decisão da legenda, Ciro postou um pronunciamento nas suas redes sociais.
“Lamento que a trilha democrática tenha se afunilado a tal ponto, que reste para os brasileiros duas opções, ao meu ver, insatisfatórias. Não acredito que a democracia esteja em risco nesse embate eleitoral, mas sim no seu absoluto fracasso da nossa democracia, em construir um ambiente de oportunidades, que enfrente a mais massiva crise social e econômica que humilha a esmagadora maioria do nosso povo”, disse.
Ciro afirmou esperar que essa decisão ajude temporariamente o país, mas reforça a sua crença na necessidade do surgimento de novos projetos.
“Ao contrário da campanha violenta da qual fui vítima, nunca me ausentei ou me ausentarei da luta pelo Brasil. Sempre me posicionei e me posicionarei na defesa do país contra projetos de poder que levaram o nosso povo a essa situação grave e ameaçadora. Espero que essa decisão ajude a oxigenar, temporariamente que seja, a nossa democracia. Mas, se não houver a busca de novos ares, de novos instrumentos, estaremos à mercê de um respirador artificial frágil e precário”, anunciou.
Por fim, Ciro também deixou claro que, mesmo com a declaração do seu apoio, não aceitará um eventual convite a qualquer cargo do governo eleito.
“Pelo Brasil, minha luta e do PDT seguirão sempre firmes. Não aceitaremos imposições ou cabrestos de quem quer que seja. Adianto que não pleiteio e nem aceitarei qualquer cargo em eventual futuro governo. Quero estar livre, ao lado da sociedade, em especial da juventude, lutando por transformações profundas, como as que propusemos durante a nossa campanha. E ao povo brasileiro me dirijo, fiquem certos de que, como sempre fiz, vou fiscalizar, acompanhar e denunciar qualquer desvio do governo que assumirá em janeiro, assim como vou seguir estudando e apresentando ideias para recuperar nosso país”, concluiu.
Desde 2018, Ciro tem escalado nas críticas ao PT e a Lula, de quem já foi ministro da Integração Nacional. O pedetista chegou a chamar o petista de “enganador de serpentes” e disse que viu Lula “se corrompendo”. Essa postura foi minimizada pelo presidente do PDT, Carlos Lupi.
“O processo político às vezes se acirra de uma maneira, eu vivi isso com Brizola e Lula lá em 1989. Um teria que engolir o sapo barbudo, o outro fugiu com a saia da mãe. Uma coisa muito forte. Isso não impediu Brizola de estar com Lula na campanha”, explicou.
Para Lupi, quem for convidado pelo PT para subir no palanque de Lula, deve ir. Ele também ressaltou que, diferente do que fez no segundo turno das eleições de 2018, Ciro não irá para a Europa. “O Ciro não viajará, ficará aqui no Brasil e já declarou esse apoio”. Lupi foi convidado pelo PT e deve ir ainda hoje para São Paulo se reunir com a campanha do ex-presidente.
Ciro concorreu à Presidência em 1998, 2002, 2018 e em 2022, sendo nesta última campanha o seu pior rendimento, perdendo até no Ceará, onde sempre liderou os votos nas eleições presidenciais anteriores. Além disso, pela primeira vez em 16 anos, o candidato cearense apoiado por ele, perdeu Roberto Cláudio (PDT), ficou em terceiro lugar para governador.
Confira o pronunciamento de Ciro na íntegra:
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional