Câmara faz ato em defesa da diversidade, e vereadores distribuem hambúrgueres do Burger King
Prédio do Legislativo soteropolitano ficou iluminado com as cores do arco-íris, que representam a bandeira LGBT; bancada evangélica questionou ato
Um ato em defesa da diversidade foi promovido pela Câmara de Salvador nesta segunda-feira (28) – Dia Internacional do Orgulho LGBTQUIA+. Na ocasião, a Casa ficou iluminada com as cores da bandeira do arco-íris, que representa lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, “queer”, intersexo, assexuais e outras variações de gênero.
Durante o ato, a presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, vereadora Marta Rodrigues (PT), aprovou a ação do Legislativo soteropolitano e construiu uma metáfora vinculando a iluminação da Câmara e os efeitos que a ação pode ter na postura da sociedade.
“É preciso iluminar a população contra o preconceito, ódio e todas as formas de violência. Essa iluminação, sim, será fundamental”, afirmou Marta.
O vereador Henrique Carballal (PDT), em discurso no ato de inauguração da iluminação, lembrou que o professor Luiz Mott foi pioneiro na luta contra o preconceito aos gays. “Ele entregou a sua vida a esse processo e que trouxe muita resistência da sociedade”, frisou Carballal, que intermediou o pedido de Mott em favor da iniciativa e conseguiu a adesão da Casa (confira aqui).
‘Polêmica’ propaganda de hambúrguer
Como parte das ações em defesa da liberdade, nesta segunda-feira, os vereadores distribuíram hamburgueres produzidos pela rede de fast food Burger King, em alusão a uma propaganda feita pela marca em que o tema da aceitação das diferenças sociais é trabalhado com crianças.
“Estamos distribuindo sanduíches do Burger King por causa daquela campanha importante. Assim, estamos fazendo política de forma bonita, alegre e divertida, como na propaganda do Burger King”, defendeu Marta.
‘Bahia não rima com homofobia’
Repetida como um slogan durante o evento na Câmara pelo fundador do Grupo Gay da Bahia (GGB), Luiz Mott, a frase “Bahia não rima com homofobia” está relacionada aos dados de crimes contra gays, lésbicas e travestis no estado.
Segundo levantamento feito pelo GGB, 24 pessoas deste perfil de público foram assassinadas no ano passado, sendo cinco em Salvador.
“Aí é que atos como esse se tornam ainda mais fundamentais para que a Bahia não rime com homofobia, e sim com cidadania e democracia”, ressaltou Mott.
Bancada evangélica questiona ato
A bancada evangélica na Câmara se posicionou contra a proposta de iluminar a fachada do prédio da Câmara em homenagem ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.
O grupo contrário à proposta é formado pelos vereadores Ricardo Almeida (PSC), Anderson Ninho (PDT), Orlando Palhinha (DEM), Débora Santana (Avante), Bispo Júlio Santos (Republicanos) e Pastor Isnard (PL).
Segundo informações do site Informe Baiano, o líder da bancada, Ricardo Almeida, afirmou que o grupo “respeita o ser humano e as escolhas dos adultos que tem faculdade mental e maturidade para tomá-las, por exemplo, os homossexuais”.
“Nós respeitamos as escolhas. O que nós não aceitamos é que se criem na Casa leis que estimulem essa prática porque, para nós, apesar de ser livre arbítrio a escolha, não é uma prática normal. Para nós, o homem e a mulher foram criados por Deus. O homossexualismo foi uma criação humana, que nós respeitamos, porque é um direito de cada um, mas nós, como bancada que crê na Bíblia, acreditamos na teoria, não de gênero, mas na teoria de Gênesis”, disse o vereador.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional