Câmara discute tributos e prisão em segunda instância no retorno aos trabalhos
Comissões da casa vão debater ainda trânsito, Fundeb e o derramamento de óleo no Nordeste na primeira semana após fim do recesso no Congresso
As discussões sobre a reforma tributária, as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) e a prisão em segunda instância devem ser os principais assuntos nas comissões especiais na retomada dos trabalhos da Câmara dos Deputados. Numa sessão solene conjunta com o Senado Federal, os trabalhos da Câmara serão abertos nesta segunda-feira (3), às 15h.
O cronograma das primeiras sessões foi divulgada pela Agência Câmara. Na Reforma Tributária, dois lances são esperados. A formação de uma comissão mista que vai fundir o texto com o que vem sendo desenvolvido no Senado e o envio da proposta do Executivo.
O parecer do deputado Juscelino Filho (DEM-MA) sobre a proposta que muda o Código de Trânsito Brasileiro, apresentado em dezembro, deve ser votado na retomada dos trabalhos legislativos. O texto promove mais alterações do que as previstas inicialmente pelo presidente Jair Bolsonaro, autor do projeto original (PL 3267/19), enviado em junho.
Segunda instância
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, acredita que a proposta de emenda à Constituição que permite a prisão de réus condenados em segunda instância (PEC 199/19) será votada pelo plenário até março. O roteiro de trabalho do relator, deputado Fábio Trad (PSD-MS), prevê a análise do texto no início do mês na comissão especial sobre a PEC, que para ser aprovada tem que ser votada em dois turnos.
Por lei, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) acaba em 2020. Desde o ano passado, parlamento, Executivo Federal, estados e municípios debatem a proposta que prorroga o fundo. O relatório da deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) torna o Fundeb permanente na Constituição. O texto amplia a participação da União no Fundeb dos 10% atuais para 15% em 2021, com acréscimos anuais de 2,5 pontos percentuais até chegar a 40% em 2031. Neste caso, não há previsão de quando a matéria vai a plenário.
CPI do Óleo
A única CPI em andamento pretende concluir os trabalhos até o fim de março, de acordo com o plano de trabalho do relator, deputado João Campos (PSB-PE). A CPI investiga o derramamento de óleo no litoral do Nordeste, do Espírito Santo e do Rio de Janeiro no segundo semestre de 2019.
Já a comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha as investigações do derramamento aprovou relatório parcial em dezembro. O parecer do grupo concluiu que os órgãos federais foram omissos diante do desastre e que o atraso na tomada de decisões reduziu as possibilidades de minimizar os impactos ecológicos e socioeconômicos.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional