Branquitude cultural esquece de parabenizar Margareth Menezes
Artista baiana vai assumir o Ministério da Cultura no futuro governo Lula
Até que ponto uma artista negra que se projetou a partir do badaladíssimo Carnaval de Salvador é enxergada com bons olhos pelo mainstream cultural branco?
Ela é cantora, compositora, instrumentista e gestora cultural, mas nem o seu currículo fez com que a classe artística – boa parte dela com altos (e justos) cachês – se manifestasse parabenizando-a ou aceitando o convite para ‘dar as mãos’ e ajudá-la a reerguer o setor cultural, tão deteriorado no atual governo de Jair Bolsonaro (PL).
Aos 60 anos, Margareth Menezes, soteropolitana da Cidade Baixa, confirmou nesta terça-feira (13) que vai ser ministra da Cultura, a partir de janeiro de 2023, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Numa atenta busca nas redes sociais, poucos artistas se manifestaram com o famoso textão elogiando a baiana, cuja voz ficou marcada com a música Faraó, que costuma arrastar esses mesmos astros e estrelas pelas ruas de Salvador, em uma das maiores festas de rua do mundo.
Com exceção de Daniela Mercury, Margareth foi parabenizada por artistas e jornalistas pretos, que enalteceram a importância de uma mulher nordestina e negra assumir um dos ministérios que tão bem representa a diversidade do povo brasileiro.
O conterrâneo Carlinhos Brown, mestre no uso das palavras, lembrou que a cultura não tem partido – “tem inteiros”. “Com um país da divervidadec e com uma cultura popular de extrema riqueza. Assim estamos no caminho certo”, escreveu Brown, que divide a autoria da música Dandalunda com Margareth.
“Maga, minha irmã, além de desejar sorte, reitero o meu incondicional apoio. A qualquer momento você pode contar comigo, embora sua força não precise disso. Sua sensibilidade, seu conhecimento da cultura barroca, das artes plásticas, sua liderança no mercado Iaô, sua visão única e internacional da música brasileira farão que as sombras se vão e o sol volte a brilhar sobre a alegria que sempre há de reinar em nosso país”, escreveu Brown.
A atriz Camila Pitanga disse que a futura ministra representa esperança ao setor. “Margareth é a chama que nos aquece e dá esperança para a nossa cultura tão sucateada. Viva Margareth”, postou.
Em um texto que faz referência à jornalista Flávia Oliveira, do jornal O Globo e da Globo News, a escritora Conceição Evaristo traz a constatação de que, embora Margareth esteja no panteão das grandes artistas baianas, o reconhecimento do seu trabalho ainda é incipiente.
“Não são muitos brasileiros que têm o conhecimento dela sobre a cadeia produtiva cultural. Ela é muito mais do que uma cantora (fortemente inviabilizada pelo privilégio branco no estado mais preto do Brasil)”.
Amiga de Margareth, Daniela Mercury, enalteceu a conterrânea. “A representatividade de Margareth no governo é fundamental para construirmos o Brasil que sempre sonhamos. […] Desejo muita sorte e peço a união de todos os agentes culturais para reerguermos a cultura com a liderança de Maga”, escreveu Daniela.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional