Bolsonaro reitera críticas ao isolamento no feriado da Páscoa
Presidente fez ao menos uma postagem por dia questionando as ações de combate à pandemia e os governos estaduais
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) dedicou parte do feriado de Páscoa para criticar as medidas de isolamento social. Desde sexta (2), ele fez pelo menos uma postagem por dia questionando as ações de combate à pandemia e os governos estaduais.
No pior momento da pandemia no Brasil, todos os estados e o Distrito Federal passam por restrições. O isolamento social é consolidado internacionalmente como uma das principais ferramentas de combate à Covid-19. Em suas redes, governadores criticaram as postagens do presidente.
Na manhã deste domingo (4), Bolsonaro divulgou um vídeo de um apresentador de TV pedindo que os governadores “tomassem vergonha na cara” – a postagem religiosa de ‘feliz Páscoa’ só viria horas depois.
No vídeo, o apresentador Sikêra Junior mostra repasses que o Governo Federal teria feito a Pernambuco para combater a pandemia e provoca e governador Paulo Câmara (PSB). A postagem gerou críticas do pernambucano e de outros governadores.
As críticas às medidas de isolamento social e aos governadores foram uma constante no feriado do presidente. Na sexta, quando o Brasil registrou a segunda maior média de mortes (3.006 óbitos por dia) desde o início da pandemia, o presidente foi às redes questionar o fechamento de praias e academias.
No sábado (3), ele publicou um vídeo em Itapoã (DF) dizendo que “muitos prefeitos não concordam com a política radical do fecha tudo”, com mais críticas as gestões estaduais. Seus filhos se juntaram a ele: Carlos (PSC-RJ) comparou os governadores à Mulher Maravilha e Eduardo (PSL-SP) fez ataques diretos a João Doria (PSDB-SP).
Atualmente, todos os estados e o Distrito Federal estão com medidas restritivas de circulação e comércio para tentar frear a escalada dos indicadores. Alguns mais rígidos, como Alagoas, Bahia e São Paulo, com atividades fechadas ou com horários limitados e praias fechadas, outros um pouco menos, como Amazonas, que, após o colapso de janeiro, viu os números só eros só voltarem a estabilizar no final de março.
Rui e outros governadores reagem
As postagens não passaram despercebidas entre os governadores. Paulo Câmara, citado diretamente no vídeo reproduzido por Bolsonaro, afirmou ser “difícil acreditar” que, no domingo de Páscoa, “sejamos obrigados a nos deparar com novas atitudes lamentáveis do Presidente da República”.
“Em lugar de disseminar fakenews, por que não assumir suas verdadeiras atribuições e fazer parte do enfrentamento à pandemia?”, publicou o gestor pernambucano.
Outros governadores, como Flávio Dino (PCdoB-MA) e Rui Costa (PT-BA), também foram em defesa do colega. “Em pleno domingo de Páscoa, [Câmara] virou alvo do ódio e da politicagem daquele que deveria trabalhar para salvar vidas”, publicou Rui Costa.
Já Dino disse ter lembrado de outro trecho da Bíblia, o do Apocalipse. “À besta foi dada uma boca para falar palavras arrogantes e blasfemas e lhe foi dada autoridade para agir durante quarenta e dois meses”, citou o governador maranhense.
* Com informações do Portal UOL.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional