Bolsonaro deixa o Brasil e segue para os Estados Unidos a dois dias da posse de Lula

Presidente foi aconselhado a deixar o país; antes, em pronunciamento, garantiu não ter participação nos atos antidemocráticos em frente aos quartéis


Vixe d-flex me-2
Ana Paula Ramos 30/12/2022 15:45 Política

O avião presidencial decolou de Brasília rumo a Orlando, nos Estados Unidos, nesta sexta-feira (30). O presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu deixar o país no penúltimo dia do seu mandato e a dois  dias da posse do presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para não passar a faixa presidencial ao rival e, ainda, por conselho de advogados.

Como mostrou o Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, Bolsonaro foi aconselhado a deixar o Brasil antes de 1º de janeiro de 2023, quando perde o foro privilegiado.

O receio, segundo fontes, era de que sem o foro qualquer juiz de 1ª instância poderia decretar a prisão de Bolsonaro. Mesmo que saísse em pouco tempo de alguma unidade prisional, haveria constrangimento e estrago à sua imagem. 

Pessoas próximas ao presidente resgataram o caso do ex-presidente Michel Temer (MDB), preso por Marcelo Bretas, justamente um juiz de 1ª instância, após deixar o Palácio do Planalto.

 

Logística da viagem

Adiada ao longo da semana, a decolagem estava prevista para ocorrer às 13h45 de hoje, conforme plano de voo na aeronave presidencial. O Airbus VC-1 da Força Aérea Brasileira vai pousar ainda nesta sexta, por volta das 19h53, após voo direto, no Aeroporto Internacional de Orlando.

Primeiro presidente no cargo a disputar e perder uma reeleição no Brasil, Bolsonaro também será o primeiro a não passar a faixa a um sucessor eleito pelas urnas desde a redemocratização.

Uma equipe do Palácio do Planalto, de apoio e segurança, chegou há dois dias na cidade da Flórida. A previsão é que o presidente passe ao menos o mês de janeiro hospedado em um condomínio-resort fechado.

Oficialmente, a Presidência da República não se pronunciou sobre a viagem. Servidores militares do Gabinete de Segurança Institucional foram deslocados a Miami, cidade vizinha na Flórida, assim como a equipe de assessores que acompanhará Bolsonaro como ex-presidente.

A Secretaria Geral da Presidência publicou no Diário Oficial da União aval para afastamento do país dos “assessores de ex-presidente” indicados por Bolsonaro. São eles: Sérgio Rocha Cordeiro, Marcelo da Costa Câmara, Max Guilherme Machado de Moura, Osmar Crivelatti e Ricardo Dias dos Santos.

A equipe de apoio com cinco servidores pagos pela União se revezará nos Estados Unidos entre 1º e 30 de janeiro, durante “agenda internacional” de Bolsonaro em Miami.

 

Pronunciamento final

Antes da decolagem, Bolsonaro fez, sozinho, um pronunciamento informal nas redes sociais. Apesar de ter sido aconselhado a não falar, pelo risco de incentivar os manifestantes golpistas que o apoiam, ou a desapontá-los, o presidente preferiu ouvir conselhos políticos que sugeriam um aceno a sua base.

Na ocasião, ele chorou, reconheceu o clima de velório e afirmou que foi muito difícil ficar praticamente dois meses calado, após a derrota para Lula.

Bolsonaro também afirmou que “não participou” dos movimentos que ocorrem desde o fim das eleições deste ano em frente a quartéis. “Me recolhi. Acredito que fiz a coisa certa para não tumultuar mais ainda. Houve pelo Brasil manifestação do povo, sem liderança, protesto pacífico, ordeiro, seguindo lei tem que ser respeitado, contra ou a favor de quem quer que seja”.

E destacou: “Creio no patriotismo de vocês, sei o que vocês passaram nesses dois meses: sol, chuva. Isso não é uma coisa que vai ficar perdida. Esse povo, essa massa que foi para os quartéis foi falar ‘socorro, queremos liberdade’. Qualquer medida de força, sempre há reação, tem que buscar diálogo”.

O presidente também condenou o ataque terrorista planejado por um homem que tentou plantar uma bomba no Aeroporto de Brasília, mas reclamou porque atos de violência política têm sido atrelados ao seu nome.

George Washington, o homem preso pela bomba, relatou à polícia que participou de atos antidemocráticos realizados por apoiadores do presidente. Disse ainda que sua intenção era iniciar o “caos” para provocar uma intervenção militar e que agiu por motivação política. A bomba não chegou a explodir.

“Hoje em dia, se alguém comete um erro é bolsonarista. Nada justifica, aqui em Brasília, essa tentativa de ato terrorista na região do aeroporto”, afirmou o presidente. “O elemento que foi pego, graças a Deus, que não coaduna com nenhuma situação, mas classificam como bolsonarista. É o modo de tratar”, completou.

Bolsonaro também falou para a militância em busca de tentar reanimar seus apoiadores. “Não vamos achar que o mundo vai acabar em 1º de janeiro, não tem tudo ou nada. O Brasil não vai se acabar em 1º de janeiro. Quando a situação é difícil temos que buscar apoio, trazer gente para o nosso lado”, orientou.

 

Leia também:

Apesar de fim melancólico, Bolsonaro deve tentar voltar à Presidência em 2026

 

Tags


home

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional


Vixe