Bahia terá 90 seções eleitorais a menos do que nas eleições de 2020; saiba como localizar a sua

TRE-BA alerta para mudanças nos locais de votação e destaca importância de fazer a consulta prévia  para evitar imprevistos


Vixe d-flex me-2
Bruno Brito 01/10/2022 15:00 Política

A Bahia terá, nas eleições deste ano, uma redução de 90 seções eleitorais se comparado com as eleições municipais de 2020. De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-BA), neste ano, serão 36.847 seções, enquanto em 2020 foram 36.937. Assim, o TRE-BA chama atenção para que os eleitores verifiquem seus locais de votação para as eleições deste domingo (2).

De acordo com o analista jurídico do TRE-BA, Jaime Barreiros, em entrevista ao Portal M!, as mudanças ocorreram dentro da “normalidade”. Ele também fez questão de ressaltar que boa parte das mudanças foi necessária em função da busca por locais adaptados.

“As mudanças aconteceram dentro da normalidade, [dentro] do que aconteceu nos outros anos. Talvez, um pouco mais, pela busca por locais adaptados. Então, o número de seções adaptadas para pessoas com dificuldade de locomoção aumentou, por conta desse trabalho de aprimoramento que a Justiça Eleitoral vem fazendo para prestar o melhor serviço possível à sociedade”, destacou.

Ele explica por que as alterações são necessárias: “Um local pode não ser tão acessível quanto o outro. Às vezes, um local passa por reforma, então mudanças sempre podem acontecer”, detalha.

Entre as mudanças promovidas, estão as adequações realizadas em seções das universidades Católica do Salvador, Federal da Bahia e Unifacs, em Salvador. Somente nesses três pontos, o TRE-BA estima que as alterações atingem mais de 23 mil cidadãos. 

 

Locais de votação

Diante deste cenário, Barreiro aponta que é necessário que todos os eleitores verifiquem seu local de votação, com antecedência, para evitar transtornos no dia da eleição. Entre as alternativas para realizar a consulta dos locais de votação, estão:

– NAVE:  Através do ChatBot Maia, do Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE), o eleitor pode consultar o local de votação via WhatsApp, por meio do telefone (71) 3373-7000. Para saber onde votar, digite a opção 4 e informe o seu título de eleitor para verificação. Caso não saiba o número, é possível continuar a operação informando outros dados, como o CPF.

– e-Título: Outra opção é a versão digital do Título de Eleitor, que deve ser baixado até este sábado (1º) e está disponível gratuitamente para sistema Android e IOS. Para tanto, basta baixar o aplicativo e-Título, para consultar o local de votação e seção eleitoral, além de contar com recurso de geolocalização.

– Site TRE-BA: Também é possível realizar a consulta no portal da Justiça Eleitoral baiana, na aba “Eleitor e Eleições”, em seguida, a busca pelo local de votação pode ser realizada no link “Título e local de votação”. A verificação pode ser feita informando o título de eleitor ou CPF, data de nascimento e nome completo da mãe.

 

Documentos necessários

Além de conferir o local de votação previamente, outra recomendação importante feita pelo analista jurídico do TRE-BA é prestar atenção nos documentos necessários para assegurar o direito ao voto. Segundo ele, é preciso levar um documento oficial com foto.

“Na hora de votar, deve-se levar um documento oficial com foto, que pode ser carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho ou passaporte. Outro documento que pode servir é o próprio aplicativo e-título, que pode ser baixado no celular. Se o eleitor tiver o cadastro biométrico, ele terá a foto no aplicativo e poderá apresentar o aplicativo com foto, como documento oficial para votar”, observa.

Barreiros também faz questão de ressaltar que a carteira de estudante, utilizada para muitos fins, não substitui o título de eleitor e, portanto, não pode ser utilizada para a votação. “Carteira de estudante não é documento oficial, então não serve”, enfatiza.

 

Horário de votação

As recomendações feitas pelo analista jurídico também se estendem ao horário de votação, que vai das 8h às 17h. No entanto, a indicação feita por Barreiros é que o eleitor se antecipe, a fim de evitar filas maiores.

“Nossa recomendação é que o eleitor se antecipe e não deixe para perto do horário de encerramento, porque ele poderá pegar maiores filas. Durante o dia, teremos as sessões funcionando normalmente. É importante levar os números dos seus candidatos anotados, porque são muitos, e o eleitor pode acabar esquecendo”, observa.

Perguntando sobre qual seria melhor o período para realizar a votação, se pela manhã ou à tarde,  Jaime Barreiros apontou que o movimento varia muito, inclusive de local para local.

“Nós percebemos que o movimento varia muito, é algo que depende da cultura do local. Existem cidades do interior em que, de fato, as pessoas têm hábitos mais matinais, e em outros, são hábitos mais vespertinos. Então, é algo que vai variar de local para local”, explica.

 

Expectativa positiva

Por fim, Barreiros falou sobre a expectativa para a eleição deste domingo e garantiu que é “a melhor possível”. Ele também fez questão de ressaltar que a eleição “sempre foi uma grande festa da sociedade” e afirmou acreditar que, neste ano, “não será diferente”, mesmo diante de toda a tensão causada pela polarização política.

“É claro que fatos isolados acontecem todos os anos e, para isso, a polícia está preparada para atuar. Nós torcemos e acreditamos que tudo vai ocorrer na maior tranquilidade, que o eleitor poderá votar com segurança, e que no próprio domingo, possamos apurar o resultado, para chegar à conclusão de quem venceu e quem perdeu, se haverá segundo turno ou não, para nos prepararmos para um eventual segundo turno, que acontecerá em 30 de outubro”, finalizou.

Tags


home

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional