Augusto Aras nomeia procuradora regional e eleitoral da Bahia

 Augusto Aras nomeou Juliana de Azevedo Moraes para o MPF na Bahia. Cláudio Gusmão foi reconduzido ao cargo de procurador Regional Eleitoral


Vixe d-flex me-2
Osvaldo Lyra 02/10/2019 12:20 Política

O Ministério Público Federal (MPF) na Bahia já tem uma nova procuradora-chefe, a procuradora da República Juliana de Azevedo Moraes, que assume a gestão do órgão para o biênio 2019-2021. Vanessa Cristina Gomes Previtera Vicente segue como procuradora-chefe substituta, e Cláudio Gusmão Cunha segue à frente da Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia, tendo como substituto o procurador Fernando Túlio da Silva. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (30), em portarias assinadas pelo procurador-geral da República, Augusto Aras.

Os procuradores-chefes do MPF nos estados atuam na gestão do órgão como chefes administrativos. Os nomeados foram escolhidos pelos membros da respectiva unidade e tiveram os nomes enviados ao procurador-geral da República, a quem cabe fazer as designações, conforme previsão da Lei Complementar 75/1993. Os mandatos têm duração de dois anos, até 30 de setembro de 2021.

Já os procuradores regionais Eleitorais são responsáveis por dirigir e conduzir os trabalhos do Ministério Público Eleitoral nos estados. Eles atuam perante os Tribunais Regionais Eleitorais (TRE), zelando pela correta aplicação da legislação, de forma a evitar abusos e assegurar o equilíbrio da disputa. O PGR também exerce a função de procurador-geral Eleitoral e, juntamente com o vice, atua perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Processos – Aras decidiu deixar a condução das investigações criminais perante o Supremo Tribunal Federal (STF) com o seu vice-procurador-geral, José Bonifácio de Andrade, que também foi vice na gestão de Rodrigo Janot. Ainda não está decidido, porém, se Bonifácio cuidará também dos casos da Lava-Jato ou se atuará apenas nas outras operações. A informação é do jornal O Globo.

O ato significa descentralizar as investigações criminais da figura do PGR. Nas gestões anteriores, de Janot e Raquel Dodge, eles mantinham um grupo de procuradores como assessores da área criminal, mas era o próprio procurador-geral quem decidia e assinava as peças criminais enviadas ao STF, como denúncias e ações cautelares contra parlamentares. Com a mudança, Aras deve focar sua atuação em questões constitucionais perante o STF e na gestão da instituição, dentre outras atribuições do PGR. Estrategicamente, ele também evita embates com a classe política, que é o principal alvo dessas investigações.

Aras baixou uma portaria no último dia 26, obtida pelo GLOBO, dando poderes a Bonifácio para conduzir as investigações criminais junto ao STF. “Delegar competência ao vice-procurador-geral da República para oficiar nos processos de matéria criminal do Supremo Tribunal Federal”, diz a portaria. O nome de Bonifácio é visto com bons olhos por procuradores das forças-tarefas da Lava-Jato e das áreas criminais da Procuradoria.

A equipe do novo PGR ainda decidirá, porém, como ficará a questão da Lava-Jato. O subprocurador José Adonis Callou de Araújo Sá foi convidado para comandar o grupo de trabalho dos casos da Lava-Jato na PGR, como antecipou O GLOBO na semana passada. Ainda está sob discussão a possibilidade de Adonis cuidar pessoalmente desses casos perante o STF, assinando as peças e participando dos julgamentos. Neste caso, ele dividiria com Bonifácio a atribuição de casos criminais. Ambos são subprocuradores experientes e respeitados internamente. Também está em estudo a possibilidade de criar um grupo dentro da 2ª Câmara de Coordenação e Revisão (CCR), responsável pelos casos criminais, para centralizar a coordenação de forças-tarefas e operações criminais, como afirmou Aras em entrevista ao GLOBO. Já existe uma proposta de resolução na 2ª CCR neste sentido, mas que nunca foi votada.

Tags


home

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional