Anunciada para a Cultura, Margareth se destaca em projetos como Mercado Iaô e Fábrica Cultural

Em entrevista ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, em 2021, Maga também afirmou que atuar  no campo social é “função do artista” 


Vixe d-flex me-2
Bruno Brito 13/12/2022 20:40 Política

Anunciada nesta terça-feira (13) para comandar o Ministério da Cultura no governo Lula (PT), a cantora Margareth Menezes falou sobre seus projetos sociais – a Fábrica Cultural e o Mercado Iaô –  em entrevista ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, no programa Nova Manhã da rádio Nova Brasil FM, que foi veiculada em 28 de outubro de 2021.

Na ocasião, a cantora e compositora baiana havia sido reconhecida pela MIPAD, instituição chancelada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que a homenageou como uma das pessoas mais influentes entre os descentes de africanos, colocando-a entre as ‘100 mais’ neste segmento no mundo em 2021. 

Na entrevista, Maga revelou estar “surpresa” pelo reconhecimento, sobretudo por não achar que as pessoas estavam acompanhando sua atuação fora dos palcos.

“Foi surpreendente. A gente não acha que tem alguém nos observando neste sentido, acompanhando o trabalho, a nossa carreira, porque tem coisas que existem e são feitas que não são populares, que a grande maioria das pessoas não sabe”, afirmou.

Parte dessa atuação fora dos palcos se dá pelo trabalho desenvolvido na Fábrica Cultural, organização social fundada em 2004, em Salvador, que tem como eixos estratégicos educação, cultura e sustentabilidade. A Fábrica também fomenta o trabalho de empreendimentos negros baianos por meio do apoio, qualificação e aceleração dos negócios criativos.

“São quase 17 anos em que criamos vários projetos de apoio ao empreendedorismo, que vieram beneficiar o jovem. Para as mulheres, criamos reciclagem com tecido, com lona, tivemos o ‘metacentro’, onde criamos reciclagem do lixo eletrônico, que foi um curso muito bacana”, lembrou a ativista.

A cantora também ressaltou que o trabalho com os jovens sempre teve o objetivo de trazer qualificação.

“Não é como se fosse uma esmola, mas trazendo ferramentas, fazendo uma conexão onde as pessoas que precisam tenham acesso às ferramentas de transformação ligadas à educação e uma formação profissional, e isso a Fábrica Cultural faz o tempo todo. Então, esse movimento, esse pensamento sempre foi muito positivo para a comunidade”, pontuou.

Já o Mercado Iaô reúne afroempreendedores nas áreas de gastronomia, moda, artesanato e serviços criativos. Segundo a cantora, a iniciativa “foi uma ideia e um projeto de empreendedorismo”.

“Pensamos para dinamizar aquele espaço, onde a Fábrica Cultural está instalada. Era um espaço que estava abandonado e que há seis anos, a gente faz o Mercado Iaô, com exposição de culinária, apresentações, sempre das 10h às 20h. Nós fizemos cinco edições, e em 2020 teve a pandemia, fizemos uma versão digital, que culminou na Rede Iaô, que é de artesãos”, disse na época.

Margareth também destacou que o trabalho desenvolvido em ambos os projetos tem o objetivo de oferecer um retorno à sua comunidade, na Península de Itapagipe.

“Eu venho de lá, sou daquela comunidade, e é algo que tem sido importante, porque posso retornar para a minha comunidade, algo do que recebi com esse protagonismo e importância artística, trazer algum retorno para minha comunidade. Foi algo que veio naturalmente na minha carreira, que não foi fácil. Aqui na Bahia não foi fácil, como artista negra, por mais títulos, reconhecimento internacional e nacional, isso pra mim também é algo que questiono, mas não foi algo que me freou, e sempre procurei estar criando”.

 

Papel do artista

Na entrevista, a cantora também afirmou entender que sua atuação no campo social se insere no “papel do artista”. Na avaliação de Margareth, “emprestar a imagem” à campanhas de conscientização social, desde a exploração do trabalho infantil até a questão da violência contra a mulher, da homofobia, da não violência, do direito para todos, é uma função dos artistas.

“É uma coisa da minha natureza, venho dessa comunidade, o Brasil é meu país, Salvador e a Bahia são minhas terras. Então, se eu puder colaborar de alguma forma com algo que venha a beneficiar a mais, para que a gente consiga fazer um mundo melhor, acho que uma das funções do artista é essa”, ressaltou.

Ela também lembrou da criação do bloco Os Mascarados, que contribuiu de diversas formas para o cenário cultural baiano. “Quando houve a criação, a quinta de Carnaval era apagada.  Foram várias e várias músicas, colaborando com esse Verão maravilhoso, os ensaios. Então nunca me furtei a cumprir com minha função como artista e cidadã”, finalizou.

 

Assista a entrevista completa:

Tags


home

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional