Alckmin não será ministro do futuro governo “porque ele é o vice-presidente”, afirma Lula
Ex-tucano coordena equipe de transição
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (10) que o seu vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), não será ministro do futuro governo. A declaração foi feita durante a primeira visita do petista à sede da transição de governo.
“Eu fiz questão de colocar o Alckmin como coordenador para que ninguém pensasse que o coordenador fosse ministro. Ele não disputa vaga de ministro porque é o vice-presidente”, declarou Lula durante reunião com políticos, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, onde funciona a transição de governo.
Atualmente, o ex-governador de São Paulo coordena a equipe e divide os trabalhos em grupos, que discutem, por exemplo, saúde, desenvolvimento social e economia. Entre os presentes no encontro também estavam o próprio Alckmin e a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann.
Entre os integrantes da equipe de transição estão a senadora Simone Tebet (MDB), os economistas Pérsio Arida e André Lara Resende, e os ex-ministros Alexandre Padilha, Humberto Costa, Aloizio Mercadante e Nelson Barbosa.
Lula e a fome
No discurso, Lula voltou a tocar em tema sensível de sua trajetória e chorou ao reafirmar seu compromisso com o combate à fome no país. Ele também disse que os “perdedores” da disputa eleitoral terão o direito de “escrever” a história do país e participar do processo de transição de seu governo.
“A gente costuma dizer que quem conta a história de uma nação são os vencedores, os perdedores não têm o direito de escrever. Nesse caso, eu queria dizer pra vocês: os perdedores vão ter o direito de escrever e vão ter o direito de participar desse processo de transição e desta governança”, afirmou o presidente eleito.
Alfinetada a Bolsonaro
Lula aproveitou o discurso para dizer que “presidente da República pode errar, mas não pode mentir para a população. Não é aceitável que um presidente minta para o seu povo”. O petista tem criticado o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmando que o adversário na disputa eleitoral é “mentiroso”.
“Ele ainda não reconheceu a derrota. Seria tão fácil fazer como fez o Alckmin quando disputou comigo, seria tão fácil como fez o Serra quando disputou comigo, seria tão fácil fazer como eu fiz com Fernando Henrique Cardoso quando perdi as eleições. […] Ele ainda não teve coragem de fazer isso”, disparou Lula.
‘Voltem para casa’
Lula também pediu que as pessoas que se manifestam contra sua vitória desde semana passada “voltem para casa”. “Democracia é isso. Um ganha, outro perde”, afirmou.
“Algumas pessoas inconformadas com resultado eleitoral estão na frente de quartéis”, disse, completando que, “lamentavelmente são uma minoria que não sabe nem o que pede”.
“Não sejam violentos com quem pensa diferente, vamos respeitar quem não pensa como nós. Não peço para ninguém gostar de mim, mas para respeitar o resultado eleitoral”, completou.
Lula acrescentou o país tem “um vencedor e um perdedor”, destacando que “uma derrota é apenas um incentivo para me preparar melhor para outra disputa eleitoral”. Para ele, o presidente Jair Bolsonaro “tem dívida com povo”. “Peça desculpas pelas mentiras”, completou.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional