AL-BA lança frente parlamentar em defesa da advocacia pública
Requerimento proposto pelo deputado Vitor Bonfim (PV) foi aprovado na Casa com anuência de mais de 40 parlamentares
A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) lançou, nesta quinta-feira (11), a Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia Pública. O requerimento nº 10.330/2023 proposto pelo deputado estadual Vitor Bonfim (PV) foi aprovado na Casa com a anuência de mais de 40 parlamentares. “Conseguimos um apoio maciço dos deputados na Casa Legislativa, mais de dois terços dos deputados subscreveram para que a gente pudesse criar essa Frente Parlamentar”, comemorou.
Em pronunciamento que abriu o evento no auditório Jornalista Jorge Calmon, Bonfim destacou que o ato de criação da Frente é um reconhecimento à classe, considerada importante para o funcionamento do Estado. Além disso, o deputado enfatizou o avanço nas condições para a atuação dos procuradores estaduais, mas frisou a necessidade de reforçar a defesa e a estruturação da advocacia pública.
O parlamentar também ressaltou a importância do acesso facilitado à Justiça, e levantou como alternativa de celeridade e eficiência a criação de um Tribunal Regional Federal específico para atender as demandas da Bahia, valendo-se do exemplo o recém-criado TRF-6, com sede em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Bonfim ainda mencionou o projeto de Lei 25.202, de sua autoria, que prevê o atendimento prioritário aos advogados públicos e privados, no exercício das funções advocatícias, em agências bancárias e nos cartórios extrajudiciais.
“A grande maioria dos advogados têm enfrentado dificuldades, perdendo muito tempo nas agências quando vão fazer cumprir os direitos dos seus clientes. E, com o projeto, a gente quer dar melhores condições e celeridade na atuação desses profissionais”, explicou.
A AL-BA conta com a parceria da Associação dos Procuradores do Estado da Bahia (Apeb). Segundo a presidente da Apeb, Cinthya Viana, a interlocução com os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário será fundamental para a promoção de avanços para a carreira de procurador, que na opinião da mandatária, carece de mais investimentos, e novas normas que influenciem positivamente o trabalho do procurador do Estado.
“A advocacia pública precisa ser amparada com corpo funcional robusto, com investimento em tecnologia, com formação continuada e melhorias nas condições de trabalho, além da aprovação de câmaras de mediação no âmbito da administração pública, na própria Procuradoria Geral do Estado”, afirmou.
Para a procuradora-geral do Estado da Bahia, Bárbara Camardelli, o fato do Legislativo posicionar-se ao lado da advocacia pública revela que compreende que atende não apenas o Executivo naquilo que é o papel concretizador, mas também participa da construção e implementação de políticas públicas, criadas a partir da produção legislativa. “A Casa Legislativa reconhece a advocacia pública. Isso significa que nós sabemos a importância dos advogados, que são operários que constroem juridicamente o que essa Casa pensa inicialmente ao elaborar uma norma. E fazer uma norma não é somente trabalhar com leis, é traduzir através dessa lei aquilo que a sociedade acredita, e que deve ser respeitado como valor que a caracteriza”, afirmou.
De acordo com a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Bahia, Daniela Borges, a instituição está do lado da advocacia pública nas lutas e demandas da categoria. “A advocacia pública é advocacia também, e estão em corpo só. A profissão de advogado nasceu do instinto primitivo de defesa, e a advocacia pública da necessidade do Estado de se defender”, comparou.
Leia também:
AL-BA vai apreciar projeto do Executivo que institui Código de Vigilância da Saúde
Líder do governo, Rosemberg Pinto indica deputado da oposição para Conselho de Ética da AL-BA
AL-BA recebe exposição gratuita sobre ancestralidade e memória afetiva
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional