ACM Neto muda o discurso e anuncia que BRT terá ônibus elétrico em Salvador
“Eu posso assegurar que a chegada do ônibus elétrico não vai significar aumento de tarifa”, disse ACM NETO
Foi discutida por gestores de Salvador, na manhã desta quinta-feira (30), durante workshop realizado no Hub Salvador, no Comércio, a implementação do ônibus elétrico no sistema BRT na capital baiana. O evento marca a mudança de postura do prefeito ACM Neto, que havia batido o martelo para operação do novo modal ser alimentado por combustível.
No entanto, no evento desta quinta, o prefeito discutiu com o diretor regional para América Latina do C40, Manuel Oliveira, e com representantes de organizações internacionais ligadas ao tema, a utilização de veículos elétricos na cidade.
O prefeito disse que pretende implantar o veículo elétrico já no início da operação do BRT, previsto para esse ano. “Na verdade, o nosso objetivo é colocar Salvador na vanguarda, na linha de frente do que há de mais moderno e sustentável em termo de transporte público do mundo, que é exatamente o ônibus elétrico. A gente vem promovendo uma inovação permanente na nossa frota. Já temos hoje os ônibus com ar-condicionado, que são muito menos poluentes que os antigos, mas a ideia é que a gente possa também trazer os elétricos para a nossa capital ainda em 2020”, disse o prefeito.
“Eu posso assegurar que a chegada do ônibus elétrico não vai significar aumento de tarifa”, ressaltou o prefeito. Ele acrescentou que, levando em consideração o custo total de aquisição, o veículo movido a energia elétrica é economicamente viável, pois, apesar de custar mais que um veículo movido a diesel, possui custos de operação, manutenção e de energia elétrica menores.
Benefícios
Fábio Mota ressaltou os benefícios do veículo para a população e para os usuários. “O ônibus elétrico traz muito benefício para a população, porque hoje o maior emissor de CO2 e de poluente é o transporte público. Então, se nós diminuímos a quantidade de gases do efeito estufa, estamos contribuindo para todo o mundo, tanto para o usuário como para quem não é. Esse é o primeiro ponto, a preservação do meio ambiente. O usuário também tem como benefício um ônibus com menos ruído e mais confortável, o que possibilitar menos estresse e mais qualidade de vida”.
Segundo o secretário, a partir do evento, a gestão municipal terá um direcionamento sobre a implementação dos veículos no sistema BRT. A medida envolve noções sobre os custos, a fonte de financiamento e a data prevista para trazer os ônibus. “Estamos aqui para tirar do papel algo que já está previsto no plano operacional, que prevê que tenhamos 208 ônibus elétricos exclusivos para o BRT. Então o objetivo é sair daqui com essa equação fechada”.
Manuel Oliveira, representante do C-40, ressaltou alguns dos ganhos que o modal dará para Salvador. “Os ônibus elétricos economizam mais de 50% da energia consumida, o que se torna economia de operação e economia para a cidade. Eles não produzem emissões de poluentes, especialmente partículas associadas à maioria das doenças broncopulmonares de crianças e idosos e quase não produzem ruído, por isso, geram mais tranquilidade em áreas com tráfego intenso”.
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